00:00:00

Sul de Roraima

Rorainópolis faz a festa da agricultura familiar.


Ações mostram força produtora
 
Entre os dias 26 e 27 de julho de 2013, o município de Rorainópolis realizará a Festa da Agricultura Familiar do Território Sul de Roraima. O evento está sendo realizado pela Coper (Central das Organizações Rurais de Rorainópolis) em função do Decreto de 1960, que instituiu o dia 28 de julho como o dia do agricultor. Na época, o então presidente Juscelino Kubitschek criou esse Decreto por considerar que o trabalho do agricultor faz parte da responsabilidade pelo crescimento econômico do país. Com isso, fez uma demonstração do respeito desse trabalhador, sendo merecedor de manifestações de agradecimento pelos brasileiros.
 
Na programação do evento, serão realizadas diversas ações. Uma delas será a escolha da Rainha da Agricultura Familiar, onde cada vicinal apresentará uma candidata que irá concorrer no desfile. Também serão realizadas exposições de instituições públicas e da sociedade civil organizada, mostrando para os participantes do evento as iniciativas já existentes para o fortalecimento da agricultura familiar. Também acontecerão palestras técnicas, bingo e o tradicional forró pé de serra.
 
Para o presidente da Adlis (Agência de Desenvolvimento Sustentável Socioagroambiental), Ariosmar Barbosa, o evento é de grande importância, pois demonstrará a capacidade da agricultura familiar em fornecer alimentos para o Estado de Roraima, melhorando, com isso, a segurança alimentar e nutricional das famílias.
 
O evento está sendo realizado pela Coper (Central das Organizações Rurais de Rorainópolis) e conta com o apoio de parceiros como o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Adlis (Agência de Desenvolvimento Sustentável Socioagroambiental), Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Prefeitura de Rorainópolis e patrocínios privados.
 
Agricultura familiar em RR
 
O Estado de Roraima apresenta um grande potencial para a agricultura familiar. De acordo com dados do Incra, existem 52 projetos de assentamentos (PAs) oficiais em Roraima, compreendendo a 16.239 famílias assentadas em uma área de 1.591.563 há. (Outras informações: 9133-8761 – Ariosmar Barbosa)
 

Últimas Postagens