Semana de Amamentação ao vivo
Com o lema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, a Semana Mundial de Aleitamento 2013 quer trazer a tona o valor de apoiar mães que amamentam, seja no campo familiar ou profissional. Diversas atividades irão acontecer, como palestras, panfletagem, entrega de premiação e teleconferência de atualização com os municípios. As atividades terão início no próximo dia 1°, e seguirão até o dia 7 de agosto.
Esta edição é realizada pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) em parceria, com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), com apoio da Coordenação Geral de Atenção Básica.
A primeira atividade será divulgar a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno dentro da maternidade. Uma enquete sobre aleitamento entre os servidores também será feita no dia 1º. Já, às 15h, os acompanhantes e as mães internadas participarão da palestra de aconselhamento em amamentação.
Quanto ao dia 2 de agosto, quando a agenda será mais intensa, logo às 9h, a comunidade do HMI e várias autoridades farão depois do culto ecumênico, o descerramento da placa do Banco de Leite Humano, que mudará de nome. O setor de captação e distribuição de leite materno passará a ser Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, e não mais Banco de Leite Humano de Roraima.
Segundo Ana Carolina, diretora-geral do HMI, há seis meses Marilurdes Albuquerque veio a falecer devido a um câncer no cérebro. “A justa homenagem foi pela sua dedicação e apoio incondicional no incentivo e promoção da amamentação”, justificou.
Durante a Semana, uma roda de conversa com mães sobre experiências exitosas em aleitamento materno ocorrerá no auditório do HMI, no terceiro dia.
A diretora informou que as mães dirão como superou as dificuldades e como foi importante os profissionais e familiares estarem perto, incentivando-as no período do aleitamento. “O primeiro incentivo é não colocar ideias erradas na cabeça da mãezinha, como o uso da mamadeira, chupeta, comidas sólidas. O bebe necessita apenas do leite da mãe”, alertou Ana.
TELECONFERÊNCIA
Na véspera de encerrar a Semana Mundial, dia 6, haverá uma teleconferência na Plataforma Univirr para todas as equipes multiprofissionais das unidades Básicas de Saúde, quanto ao manejo clínico do leite e tiragem de dúvidas. Durante o dia inteiro serão seis temáticas voltadas ao aleitamento materno – um olhar multiprofissional.
A expectativa é a participação de 100 profissionais da capital na sala de conferência, além da participação on-line dos municípios do interior. A cada três assuntos que terão trinta minutos para exposição, o moderador vão abrir para o debate e tiragem de dúvidas.
A equipe organizadora do evento está concluindo mais atividades que deverão ocorrer nos seis dias de programação.