00:00:00

Formação militar

Estabilidade e ascensão profissional atraem jovens para a carreira militar.


Estabilidade atrai para a caserena
 
traídos por uma carreira promissora, jovens buscam cada vez mais ingressar em instituição militar. Atualmente, dos 300 alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSd da Polícia Militar de Roraima, a maioria, está na faixa etária de 18 à 30 anos, perfazendo 85% do total de matriculados na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago – APICS.
 
O aluno Soldado, Wanderson Sousa dos Santos, tem 19 anos e concorreu com mais de 13 mil candidatos a uma das 300 vagas ofertadas pela Polícia Militar de Roraima. Ele foi aprovado e, assim, realizou o sonho de fazer parte, efetivamente, das fileiras da corporação.
 
Wanderson conhece bem a rotina da PMRR, pois, quando adolescente, participou do Programa estadual Estágio Remunerado e foi na instituição que ele teve sua primeira experiência de emprego. Ele sabe que a rotina necessita de muita dedicação e ressalta que, ser policial militar é mais que vestir uma farda. “É uma maneira ter emprego estável, ascensão profissional e realizar um sonho”, afirma.
 
O Concurso Público foi realizado em Janeiro, e composto de quatro etapas: Prova escrita, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. O Curso terá a duração de seis meses, e após este período, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar de acordo com a opção no momento da inscrição.
 
Leandro Augusto Aredes Costa tem 22 anos e também está freqüentando o CFSd na APICS. Ele atuava havia pouco mais de dois anos na Polícia Militar do Estado do Amazonas, e concorreu a uma das vagas em Roraima para ficar perto da família. “A estabilidade conta muito, e aqui em Roraima é melhor ainda, pois, vou poder concluir a faculdade e ficar perto dos meus pais”, disse.
 
Os alunos ingressam na corporação na qualidade de Soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de Soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.
 
Os novos policiais atuarão nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Os que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de cinco anos.

Últimas Postagens