Nesta terça-feira (23), será realizada a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento ocorre no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR) a partir das 19 horas.
Um total de 525 alunos do Ensino Médio Regular de escolas da rede pública estadual serão contemplados pelo Programa. Os cursos oferecidos pelo Pronatec têm duração de dois anos e são destinados aos estudantes matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio Regular.
Os estudantes receberão bolsa de estudo que contempla vale-alimentação e transporte, além de material didático. As aulas teóricas ocorrem no período noturno na escola onde o estudante está matriculado e a prática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), parceiro do programa este ano.
Os alunos beneficiados são de sete escolas da Capital: Ana Libória, Mário David Andreazza, Hélio Campos, Maria dos Prazeres Mota, Tancredo Neves, América Sarmento e Gonçalves Dias. Entre os cursos técnicos ofertados estão: Análises Clínicas (1.200 horas), Desenho e Construção Civil (1.200 horas).
E ainda: Enfermagem (1.200 horas), Secretariado (800 horas), Informática em Análises de Sistema (1.200 horas) e Edificações (1.200 horas). Os alunos foram selecionados pela escola onde estudam, observando critérios como assiduidade, pontualidade, participação e desempenho.
Até 2015 a meta é matricular cinco mil alunos nesta modalidade de ensino. Ao participar do Pronatec, o estudante tem a chance de concluir um curso técnico e com isso, aumentar suas perspectivas quanto ao ingresso no mercado de trabalho.
“Além do Pronatec oportunizar aos alunos além do ingresso no mercado de trabalho, também promove a autonomia dos estudantes, uma vez que eles, com a formação, terão ainda a oportunidade de criar o seu próprio negócio”, destacou Herivelton Amoras dos Santos, chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissional (DIEMP).
PRONATEC
O Pronatec é um Programa do Governo Federal, realizado em todo o País, por meio do Ministério da Educação (MEC). Em Roraima, é promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O programa tem como objetivo potencializar a oferta de Educação Profissional nas redes de educação técnica instaladas no país e busca também fortalecer o Ensino Médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT); fomentar a qualidade dos Cursos Técnicos por intermédio da integração das redes de EPT do país às redes estaduais de Ensino Médio.
O Pronatec busca ainda promover a qualificação profissional voltada para a elevação da escolaridade e para a inserção no mundo do trabalho e estimular a aproximação, a cooperação e a troca de experiências entre as diferentes redes brasileiras de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Até 2014, o Pronatec irá ofertar em todo o Brasil, oito milhões de vagas. Aqui em Roraima, desde 2011 até o final do ano passado, foram capacitados 7.325 alunos do Ensino Médio Regular nos eixos tecnológicos: Gestão, Saúde, Infraestrutura, Turismo, Hospitalidade, Idiomas, Comércio e Negócio, Tecnologia Educacional, Controle e Processos Industriais, Ambiente e Segurança.