CSE com programa religioso
Os jovens internos do Centro Socioeducativo (CSE) Homero de Souza Cruz Filho, vinculado às secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) participaram, neste sábado, na própria Unidade, de uma extensa programação promovida pelo grupo de jovens da Paróquia Catedral Cristo Redentor, intitulado “Jovens na Jornada da Caridade”.
O evento foi realizado em alusão à Semana Missionária, nome adotado no Brasil para a série de eventos que ocorrem em várias cidades na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 deste mês, no Rio de Janeiro (RJ). Mais de 200 jovens de Roraima participarão do evento.
A programação incluiu atividades culturais, com apresentação de músicas católicas e momentos de oração. Além disso, foram doados aos jovens atendidos no CSE, materiais de higiene pessoal e roupas.
O jovem J.S.C, 17, participou da programação e aprovou a iniciativa. “Achei importante que outros jovens tenham vindo interagir conosco, nos mostrando através da fé, que podemos seguir outro caminho”, disse.
Atualmente, o CSE atende a 29 socieducandos em uma rotina que inclui capacitação profissional, ensino regular e atividades de socialização. Eles são acompanhados por uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros.
Centro
O CSE é uma unidade de medida socioeducativa que atende adolescentes com idade entre 12 e 21 anos, em conflito com a lei. Os jovens cumprem medidas socioeducativas em regime de internação e semiliberdade.
A unidade é considerada como referência na região Norte pela adequação ao novo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). O CSE possui um Sistema de Registro Audiovisual de Audiências, que permite a realização de audiências on-line na própria unidade sem que o adolescente, encaminhado por comarcas dos municípios do interior, precise ser deslocado até a presença do magistrado.