00:00:00

Cuidar

Aproximadamente 300 crianças do Cantá e localidades inscritas no Cuidar.


Programa chega ao Cantá
 
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) encerraram, nesta sexta-feira (19), as inscrições do Cuidar no município do Cantá e localidades próximas. Conforme balanço, foram inscritas, aproximadamente, 300 crianças no Programa.
 
A equipe esteve três dias na região, atendendo moradores da sede do Cantá, assim como das comunidades indígenas Malacacheta, Canoaní, Tabalascada e das Vilas União, Felix Pinto, Central, São Raimundo, Serra Grande I e Serra Grande II.
“Faltam poucos municípios para concluirmos as inscrições do Cuidar. Com este Programa, estamos investindo no desenvolvimento e crescimento saudável das nossas crianças, que são o futuro do nosso Estado”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
 
O Cuidar vai atender crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, 11 meses e 29 dias com um kit contendo 4 latas de leite em pó, enriquecido com todos os nutrientes necessários no primeiro período da infância. Órfãos e filhos de mães com diagnóstico de HIV receberão, desde o nascimento até os 6 meses de vida, 8 latas de leite. Após esse período passam a receber 4 latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa.
 
O Programa atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.
 
O leite para compor o kit do Cuidar varia de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que têm entre seis meses e dois anos de vida, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária. Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, contendo a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.
 
BENEFÍCIO 
 
Nos municípios do interior do Estado, a entrega do benefício será realizada a cada dois meses. A família receberá o kit equivalente a um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa, a criança receberá oito latas de leite em pó, bimestralmente. O Calendário de entrega do benefício no interior será divulgado logo após o encerramento das inscrições em todos os municípios.

Últimas Postagens