Onze novos laboratórios
Cento e dez novos alunos aprovados no último processo seletivo realizado no mês de maio iniciaram as aulas esta semana no Centro Profissionalizante Professor Antônio de Pinho Lima (CEPPAL), localizado no bairro Caranã.
Os estudantes ingressaram em cinco novas turmas nos cursos técnicos profissionalizantes de Climatização e Refrigeração, Manutenção em Equipamentos de Informática, Comércio, Agroindústria e Mecânica Automotiva.
Já no próximo dia 22 de julho, terão início as aulas dos 12 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), entre eles, Eletricista e Instalador Predial, Elaboração de Projetos, Auxiliar Contábil, Direito Administrativo I e II, Relações Interpessoais, Libras Básico, Matemática Financeira, entre outros.
Atualmente o Centro conta com 440 alunos. Para o diretor da instituição, José Silvano, os cursos profissionalizantes são hoje uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.
“A educação profissional é também uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Atualmente temos 60 empresas parceiras do Centro para a realização de estágio. Cerca de 42% dos nossos alunos conseguem se efetivar nas firmas após o período de estágio”, destacou Silvano.
O diretor informou ainda que em agosto, será realizado o III Fórum de Educação Profissional. A intenção é discutir as oportunidades e avanços do mercado de trabalho, bem como perspectivas de estágio e a qualificação profissional.
Já a novidade do Centro para o segundo semestre de 2013 fica por conta da criação de dois novos cursos: Segurança no Trabalho e Eletrotécnica. A previsão do processo seletivo para ingresso será em dezembro.
ANIVERSÁRIO
No próximo dia 31 de julho, o CEEPPAL irá comemorar cinco anos de atuação no Estado. Neste período, a instituição já capacitou mais de 4.200 alunos. Em média, são abertos por ano 20 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e atendidos uma média de 2.000 alunos.
Por meio de um convênio do Programa Brasil Profissionalizado, o Centro passou recentemente por uma ampliação e foram construídos onze novos laboratórios. Com isso, o Centro conta hoje com dezessete laboratórios e mais sete salas de aula, auditório com capacidade para 144 pessoas, biblioteca além de um pavilhão administrativo.
Ainda por meio do referido convênio e mais uma contrapartida do Estado, o Centro adquiriu uma série de equipamentos para os laboratórios. Os recursos são da ordem de R$ 800 mil. Também foram investidos R$ 120 mil em livros novos para o acervo da biblioteca.