00:00:00

RUE

Estado e município discutem parceria com hospitais de excelência.


Atendimento emergencial

A Atenção Domiciliar é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e será pauta de discussão nessa quinta-feira, dia 18. Apoiadores do Ministério da Saúde (MS) e o Grupo Condutor do Estado - responsável por encaminhar as ações planejadas à população nos serviços que não podem esperar - vão discutir, entre outros pontos, em como implantar mais um atendimento emergencial no Estado. A reunião acontece a partir das 14h30, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Outra discussão em torno da RUE será nessa sexta-feira, 19, às 9h, no auditório do Hospital Geral de Roraima (HGR). Na oportunidade, deverá ser discutida uma parceria com os hospitais Albert Einstein, Samaritano e o Hospital do Coração. O trio é considerado as unidades de excelência no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS).

De acordo com Luzia Rodrigues, diretora do Departamento de Urgência e Emergência, a discussão dessa quinta (18) servirá para mostrar os caminhos para implantar o conjunto de ações de saúde prestadas em domicílio, que não têm possibilidade de ser prestadas em regime ambulatorial, mas que também não exigem o ambiente hospitalar para a sua oferta.

Para a implantação da atenção domiciliar será preciso montar equipe médica especializada, respeitar as diretrizes, o custeio para manter o serviço, especialistas, enfim, montar toda uma instrumentalização necessária para o funcionamento no estado.

Quanto à parceria que deverá ser firmada na sexta, o secretário-adjunto Miguel D’Elia, explicou que os três hospitais de excelência irão apresentar um programa de trabalho a ser executado no HGR, Hospital da Criança e Maternidade, e caso aceito será assinado o acordo com o Estado e com o município de Boa Vista.

Conforme o secretário-adjunto, a iniciativa é algo natural realizado pelos hospitais de excelência. As unidades são acostumadas a adotarem os hospitais para compartilhar os seus conhecimentos. Uma das ações é a questão da gestão, qualificação quanto ao cuidado prestado nas UTIs, além da prevenção as infecções generalizadas. 

A parceria possibilitará que os profissionais locais possam adquirir outras técnicas de trabalho com os profissionais de saúde das diversas áreas do conhecimento de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal e, sobretudo, assimilar outras práticas humanizadas em unidades de urgência e emergências. “Eles virão acompanhar e orientar as equipes. A meta é subir o padrão de qualidade”, mencionou.

RUE

A organização da RUE tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.

A Rede aos poucos vem sendo implementada no Estado, com as novas possibilitadas de atenção domiciliar, qualificação de outros profissionais, o funcionamento da Central Estadual de Regulação, os munícipios com bases habilitadas do Samu, qualificação dos profissionais no atendimento ágil às vitimas. O estado poderá ganhar também salas de estabilização, reforma no Pronto Socorro, ampliação do HGR e de mais leitos de UTIs, a construção de duas UPAS 24h (Unidades de Pronto Atendimento).

Últimas Postagens