00:00:00

Saúde bucal

Em dois meses, mais de cinco mil procedimentos foram realizados.


Ações a alunos da rede e indígenas
 
O Programa Incremental de Saúde Bucal promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) por meio do Departamento de Apoio ao Educando (DAE), atendeu somente entre os meses de maio e junho, 1.348 alunos da Capital e também do interior, totalizando 5.364 procedimentos.
 
O objetivo é prevenir doenças relacionadas à saúde dos estudantes e também da comunidade escolar. O atendimento é realizado dentro da escola, por meio dos gabinetes odontológicos.
 
Esses gabinetes são equipados com aparelhos e materiais necessários para o atendimento. Todos os estudantes são atendidos no mesmo horário da aula, mediante autorização dos pais.
 
Os alunos passam por uma avaliação inicial e em seguida são realizados os procedimentos necessários em cada caso. Todos recebem aplicação de flúor, limpeza e escovação.  
No mês de maio, foram atendidos 657 alunos e realizados 2.528 procedimentos odontológicos entre aplicação de flúor, escovação, obturações e extrações. No mês de junho, foram 691 estudantes atendidos e 2.836 procedimentos executados.
 
Atualmente, seis escolas da Capital possuem gabinetes odontológicos fixos e realizam atendimentos aos alunos nos horários da manhã e tarde. São elas: Severino Cavalcante, São Vicente, Coema, Luiz Ribeiro de Lima, Conceição Costa e Silva e Caranã. 
 
Além destes, o DAE também conta com dois gabinetes móveis que são deslocados para o atendimento de estudantes de escolas do interior do Estado, incluindo escolas indígenas, como foi o caso das instituições localizadas em comunidades indígenas de Normandia, que receberam atendimentos entre os dias 10 e 14 de junho.
 
“A intenção é levar este tipo de atendimento a todos os municípios do Estado, repassando orientações aos alunos e à comunidade escolar quanto à higiene bucal e a prevenção de doenças. Desta forma, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública estadual”, analisou Lenir Rodrigues, secretária Estadual de Educação e Desportos.
 
O Programa Saúde Bucal era desenvolvido anteriormente pela SEED, mas estava desativado há mais de dois anos e foi retomado no ano passado por meio da atual gestão. Para a compra de material e equipamentos, o valor do investimento foi na ordem de R$ 452 mil.
 
 
Palestras orientam alunos
 
Além dos atendimentos odontológicos, o DAE repassa orientações sobre escovação e promove palestras educativas sobre temas como higiene e saúde bucal e também sobre nutrição, preparação de alimentos, armazenamento de gêneros alimentícios, elaboração de cardápio, higiene e prevenção às drogas.
 
Somente no mês de maio, 1.177 alunos foram atendidos com as palestras educativas em três escolas: Diva Lima e Antônio Ferreira de Souza, (Boa Vista) e José Aureliano da Costa (Cantá).
 
No mês de junho, o número de atendimentos subiu para 1.359 estudantes em quatro instituições de ensino: Luiz Ribeiro de Lima, Girassol e Escola Municipal Martinha Thury (Boa Vista) e Estadual Indígena Índio Macuxi (Normandia).
 
DAE
 
O Departamento de Apoio ao Educando (DAE) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), é um setor que programa, orienta e coordena atividades complementares e de apoio ao ensino, visando a assistência ao estudante no que diz respeito à melhoria dos padrões da saúde física, mental e nutricional.
 
Busca contribuir para a aprendizagem, competências, habilidades, atitudes e valores necessários para a formação integral do aluno. Além do Programa Incremental de Saúde Bucal, o DAE também possui ações dentro da área de Alimentação Escolar, com a supervisão, elaboração de cardápio, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios.
 
Também é de responsabilidade do DAE o monitoramento e a distribuição dos livros didáticos para as escolas da Capital e interior trabalhando com a reserva técnica (remanejamento). O DAE também promove a distribuição de fardamento escolar.

Últimas Postagens