00:00:00

Caminhada literária

Expondo e Encantando será realizado no próximo mês.


Incentivo à leitura nas escolas
 
Criar um espaço para a socialização e divulgação dos projetos de leitura que são desenvolvidos nas instituições de ensino estaduais. Este é o objetivo do evento Expondo e Encantando, agendado para os dias 22 e 23 de agosto na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi.
 
A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) por meio do Programa Caminhada Literária, que busca incentivar o ato de ler entre os estudantes da rede pública de ensino.
 
No Expondo e Encantando, os mediadores de leitura das escolas têm a oportunidade de expor as ações e as estratégias adotadas para fomentar o gosto pela leitura. Esta já é a terceira edição do evento. A última edição contou com 21 trabalhos inscritos. “É um momento de troca de experiência e também de valorização do profissional que busca dinamizar o processo de incentivo à leitura em sua escola, além de ser também uma oportunidade para troca de conhecimentos”, destacou Dacilene Braz, coordenadora do Programa Caminhada Literária.
 
No momento, as escolas da Capital e também do interior, estão recebendo os documentos com orientações gerais para participação no evento, e também o regulamento. A inscrição deverá ser feita no período de 1 a 10 de agosto, na sede do Programa, que fica localizado no Centro Maria da Glória, na Avenida Santos Dumont, n° 1.917 bairro São Francisco.
            
CALENDÁRIO        
 
Além do Expondo e Encantando, o Programa Caminhada Literária planejou outros eventos para o segundo semestre letivo. No período que vai de 8 a 11 de outubro, está programada a Semana da Leitura, em homenagem ao Dia Nacional da Leitura (12 de outubro).
 
Nos dias 21 e 22 de novembro, será realizado o Festival de Contação de Histórias. Ao longo do semestre também serão realizados mais três Encontros de Mediadores de Leitura e três oficinas com os seguintes temas: “Dinamização de Bibliotecas”, “Teatro” e “Alfabetizando com Gêneros Literários”.
As atividades do Projeto Caixas Literárias também vão continuar. No total, são cinco caixas com uma média de 200 a 250 livros cada uma. Seguindo um cronograma de solicitação, as caixas são encaminhadas para as escolas e permanecem em média de 15 a 30 dias na instituição de ensino. O material fica à disposição dos estudantes que podem fazer empréstimo de um livro por um prazo de oito dias.
 
 
AÇÕES REALIZADAS
 
Programa capacitou 100 professores e atendeu cinco mil alunos. No primeiro semestre letivo deste ano, o Programa Caminhada Literária atendeu 100 mediadores de leitura que foram capacitados ao longo de quatro encontros. Uma média de 5 mil alunos de nove escolas da capital foram atendidos por meio do Projeto Caixa Literária.
 
O Programa também realizou quatro oficinas para professores da rede estadual de ensino. Três foram sobre o tema “Elaboração de Projetos Escolares” sendo uma em Boa Vista, uma em Rorainópolis e outra no município de Uiramutã.
A quarta oficina teve como tema “Literatura de Cordel” e foi realizada em Boa Vista. Além destas atividades, o Programa Caminhada Literária também atendeu diversas escolas com contação de histórias e realização de oficinas e ainda emitiu pareceres favoráveis para aquisição de livros didáticos e também para a criação projetos de leitura em 66 escolas, sendo 19 do interior, uma indígena e 46 instituições da Capital.
            
O PROGRAMA       
 
Criado em 2008 pela SEED, o Programa Caminhada Literária tem o intuito de desenvolver estratégias de leituras junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.
 
Também oferece formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, para que, com efeito, eles representem um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem. 

Últimas Postagens