00:00:00

Mais Médicos

Vagas para médicos brasileiros


O Ministério da Saúde (MS) pretende levar médicos às localidades onde há escassez de profissionais. O Governo Federal divulgou uma lista com o nome das localidades classificadas como prioritários para adesão ao Projeto Mais Médicos. Em Roraima, há dez, o equivalente a 66%. Alto Alegre, Amajari, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã não foram inclusos. Entretanto, poderão se inscrever no programa. As inscrições encerram às 14 horas do dia 25 de julho.
 
Na manhã do dia 26, o MS divulgará o número das vagas de médicos disponibilizadas aos municípios. Conforme informações do MS, as vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. A ideia é que os médicos brasileiros iniciem as atividades no dia 02 de setembro e os estrangeiros no dia 18 de setembro. O programa ofertará bolsa federal de R$ 10 mil a médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde, sob a supervisão de instituições públicas de ensino.
 
No estado, os municípios de Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Rorainopólis e Pacaraima se encaixaram no perfil quatro, como prioritários para adesão ao Projeto. Eles estão com 20% da população vivendo em alta vulnerabilidade social. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Já Boa Vista foi classificada no perfil cinco, município situado em área de atuação de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/SESAI/MS).
 
Todas as prefeituras podem se inscrever, basta apresentar um dos seguintes condições: 20% ou mais da população vivendo em alta vulnerabilidade social, apresentar baixos níveis de receita pública “per capita” e alta vulnerabilidade social de seus habitantes, estar situado em área de atuação de Distrito Sanitário Especial Indígena ou capital/região metropolitana em que existam áreas com populações em situação de maior vulnerabilidade.
 
MÉDICOS
 
Desde o dia 09 de julho, estão abertas as inscrições para os médicos brasileiros e estrangeiros aderirem ao Programa. Entre os dias 26 e 28 de julho, o médico brasileiro deverá indicar seis opções de municípios localizados em regiões prioritárias para o Ministério da Saúde.
 
Entre os dias 10 e 26 de julho, o médico brasileiro deverá encaminhar sua documentação à Coordenação Regional do Programa e aguardar a convocação do município para o qual foi selecionado. No mesmo período, o estrangeiro deverá apresentar o comprovante de inscrição e a documentação exigida no edital no Consulado do Brasil no país de origem que vai validar as informações e emitir visto de permanência do Brasil para o médico e familiares e o CPF brasileiro.
 
O médico estrangeiro deverá realizar a escolha dos municípios disponíveis entre os dias 6 e 8 de agosto. O Ministério de enviará ao escolhido o e-ticket da passagem, além das informações para a Política Federal e ao Banco do Brasil para abertura de conta.

Últimas Postagens