Após quatro anos compondo o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), na classe dos juristas (representante da Ordem dos Advogados do Brasil / OAB-RR), Stélio Denner se despediu da Corte Eleitoral, participando, nesse dia 12 de julho, de sua última sessão.
Na oportunidade foi homenageado pelo presidente do TRE-RR, desembargador Gursen De Miranda, que relembrou o fato de Denner ter sido seu aluno na Universidade Federal de Roraima (UFRR), destacando também a atuação do jurista a frente da Defensoria Pública do Estado de Roraima. Sobre a atuação no âmbito da Justiça Eleitoral, De Miranda disse que “Denner tem uma inegável habilidade jurídica, além de sustentar sempre uma postura firme, mas de muita simplicidade e bom caráter”, agradecendo o trabalho realizado na Corte Eleitoral.
Como forma de apreço, Stélio Dener recebeu uma placa de aço inoxidável, com seu nome e cargo e a toga com a qual atuou nas sessões plenárias do TRE-RR. “São presentes singelos, mas que o lembrarão desses quatro anos como um verdadeiro juiz togado”, comentou o presidente da corte ao entregar os mimos.
Stélio Denner recebeu parabenizações pela atuação e votos de sucesso dos juízes Antônio Martins, Marcos Rosa e do procurador regional eleitoral Leonardo Galiano. A juíza eleitoral substituta Inajá Maduro, que também exerce a função de defensora-pública assim como Denner, destacou a determinação em favor das causas que abraça, uma das características mais marcantes do jurista, além do respeito ao ser humano.
Em discurso, o juiz Stélio Denner agradeceu as homenagens e pontuou fatos emblemáticos de sua carreira, destacando sua defesa intransigente dos direitos fundamentais, sendo adepto da corrente garantista do direito constitucional.
Para ele, um dos momentos mais marcantes de sua atuação na Justiça Eleitoral de Roraima, ocorreu nas Eleições de 2010, quando foi o primeiro juiz eleitoral do Brasil a votar contra a aplicação da “Lei da Ficha Limpa” naquelas eleições. Seu voto foi ratificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Stélio Denner agradeceu aos juízes, desembargadores e servidores, em especial, ao servidor Jadilson Rubens de Castro Júnior, seu assessor nestes dois biênios. “É preciso sempre valorizar o servidor. Com ele também tive um grande aprendizado”, destacou, acrescentando, ainda: “Para qualquer pessoa que vive no mundo jurídico, estar no TRE-RR é um aprendizado imensurável, e eu aprendi a ver o lado também dos juízes. O que de certa forma eu não aceitava como advogado, da postura, dos encaminhamentos, das decisões, nesses quatro anos na magistratura eleitoral eu aprendi a entender e essa lição eu vou levar para toda a vida, profissional e até pessoal”, destacou Denner.