A Secretaria da Justiça e da Cidadania, em face do ocorrido nesta madrugada na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, esclarece que:
1. Em continuidade ao serviço de fiscalização e obtenção de pistas das fugas ocorridas no último sábado na PAMC, bem como para identificar outros possíveis ilícitos, a Divisão de Inteligência e Captura da Sejuc (DICAP/SEJUC), interceptou e deu fim na noite anterior (10), a uma tentativa de entrada de bebidas e drogas – 178 latinhas de cerveja, cinco garrafas de cachaça e aproximadamente 1 kg de cocaína e maconha, bem como de alicates que foram utilizados para cortar o arame farpado existente em volta da Unidade;
2. Na operação foram identificados os autores como sendo 3 reeducandos que estavam em liberdade condicional, adquiridas no último mutirão realizado no Sistema pela Justiça, os quais são:
- Waldiney Alencar Souza, 29 anos, vulgo Dinei, que responde pelos crimes de furto, roubo e lesão corporal. Quando da abordagem policial na hora da introdução de drogas por cima da muralha, este reeducando pulou para dentro da área interna da PAMC e se escondeu, possivelmente em algum esconderijo subterrâneo, acobertado por outros reeducandos que cumprem pena no local.
- Clebson da Costa Monteiro, vulgo Tererê, 26 anos e Leandro Marques Pereira, 21 anos, que respondem por tráfico de entorpecentes. Estes dois foram detidos pela DICAP e levados ao 5º DP para ser lavrado o flagrante delito e posteriormente encaminhados à PAMC.
3. Foi ainda identificado um policial militar, cujo nome será mantido em sigilo para facilitar as investigações, que estaria repassando informações aos autores do crime por meio de celular. Este fato corrobora informações anteriores feitas pela SEJUC de que este tipo de entrada de produtos ocorre por haver facilitação, o que é lamentável e que deve ser coibido com o rigor da Lei, por se tratar de uma pessoa a serviço do Estado para prestar a segurança e não para colaborar com o crime. O fato esta sob investigação na Polícia Civil, órgão com atribuição para tal.
4. Na manhã de hoje, atendendo a planejamento da SEJUC, os agentes penitenciários de plantão na PAMC e toda e Equipe da DICAP, com o apoio maciço da Policia Militar e com pessoal da Policia Civil realizaram uma revista geral na Unidade Prisional, em busca do fugitivo, bem como de produtos ilícitos. Infelizmente esse fugitivo não foi encontrado dentro das instalações da PAMC.
5. Por conta da instabilidade e vulnerabilidade do local, bem como para preservar a integridade dos familiares dos reeducandos as visitas foram suspensas nesta quinta-feira (11).
6. As investigações e buscas para capturar Diney continuam e tão logo tenhamos novidade sobre o ocorrido repassaremos para a imprensa, pois entendemos que os fatos precisam ser divulgados e a verdade precisa prevalecer, sob qualquer circunstância. Nosso trabalho é pautado na ética, confiança, responsabilidade e respeito para com a população.