O Banco da Amazônia promove nesta quinta-feira (11), às 19h, um encontro empresarial para divulgar as linhas de créditos disponíveis para os empreendedores de Roraima. O encontro será realizado no auditório do SEBRAE, que é parceiro do evento, localizado na Avenida Major Williams, no bairro São Pedro.
A proposta é disseminar o chamado crédito de longo prazo, que oferece aos empresários benefícios como maior tempo de carência e mais prazo para quitar o financiamento. Os recursos são provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que está orçado em R$ 240 milhões este ano.
Conforme explicou Adelson Araújo, gerente geral da agência do Banco da Amazônia em Boa Vista, a prioridade é atender aos segmentos de menor porte, como micro e pequenas empresas e mini e pequenos produtores rurais e agricultores familiares. “O Banco da Amazônia trabalha para fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios. Oferecemos crédito a longo prazo que permite ao empresário capitalizar esse recurso, fortalecendo sua atividade”, explicou Araújo.
O evento terá participação de gerentes do Banco da Amazônia que farão o atendimento aos empresários interessados em formalizar propostas. Entre as linhas de crédito que serão apresentadas está o FNO - Amazônia Sustentável, que contempla empreendimentos caracterizados como rurais localizados na Região Norte.
Saiba mais
Os Fundos Constitucionais foram criados pela Constituição Federal de 1988, que estabelece, no artigo 159, a obrigatoriedade do repasse de 3% da arrecadação do IR (Imposto sobre a Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aplicação em programas de financiamento aos setores produtivos das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, através de suas instituições financeiras de caráter regional.
Para a Região Norte foi criado o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO, tendo como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da Região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados. Os recursos do FNO, provenientes de 0,6% da arrecadação do IR e IPI, são administrados pelo Banco da Amazônia.
O FNO é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para crédito de fomento, dirigido para atender às atividades produtivas de baixo impacto ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável da Região Norte.