- 05 de janeiro de 2026
Shéridan entrega kits do programa
As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) continuam a entrega dos kits aos beneficiários do Programa Cuidar, inscritos na capital. Até o momento mais de mil crianças já receberam o leite.
Para cada beneficiário é fornecido uma sacola contendo quatro latas de leite, calendário de entrega, Cartilha comespaço que permite acompanhar o crescimento da criança, registro das vacinas e controle de entrega do benefício. O material contém, também, informações sobre o preparo e importância do leite para o desenvolvimento saudável na primeira infância.
A partir desta quarta-feira (10) até o próximo dia 16, pais ou responsáveis que os nomes iniciem com letras de F à L podem retirar o benefício na Central. O atendimento está sendo realizado de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Avenida Ville Roy, n° 5867 – Centro.
“Desde o dia 1º de julho estamos atendendo familiares e responsáveis dos nossos beneficiários da capital com a entrega dos kits, procedimento que tem ocorrido de forma organizada e tranquila. Preparamos este calendário justamente para garantir comodidade às pessoas durante o recebimento do leite”, falou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
A mãe, pai ou responsável deve apresentar o RG e CPF para retirar o benefício. Lembrando que este procedimento pode ser realizado sem a presença da criança cadastrada no Programa.
O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.
Porém, existem exceções, como é o caso de crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV. Estas recebem, desde o nascimento até os seis meses de vida, oito latas de leite. Após este período, a criança recebe 4 latas de leite, mensalmente, até atingir a idade limite do programa.
BENEFÍCIO - O leite para compor o kit do Cuidar varia de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que têm entre seis meses e dois anos de vida, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária. Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, contendo a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.
Mais de 4 mil crianças da capital foram cadastradas no Cuidar. Para esses beneficiários, os kits continuam sendo entregues conforme calendário elaborado pelas secretarias. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2121-3360.