- 05 de janeiro de 2026
Anchieta entrega ambulâncias
Durante a passagem da comitiva governamental aos municípios de Bonfim e Cantá nessa segunda-feira (08), seguindo assim o cronograma de entrega das 25 ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o governador José de Anchieta ressaltou o trabalho que vem sendo executado em sua gestão com foco na melhoria da rede de saúde pública.
Anchieta apresentou, em ambos os municípios, um balanço dos principais investimentos na saúde, que foi complementado com a aquisição das 25 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual. Já foram contemplados os municípios de Roranópolis, Caroebe, Pacaraima, Amajari, Mucajaí, Iracema e Caracaraí.
Na ocasião, o governador ressaltou a construção do Hospital das Clínicas no bairro Silvio Leite e do Hospital de Rorainópolis, de referência regional, que vai beneficiar o sul do Estado. Também anunciou os investimentos para ampliação de mais 120 leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI e dez salas cirúrgicas no Hospital Rubens de Souza Bento, o HGR.
“A saúde não pode esperar. Todo gestor público sabe que sem um serviço adequado neste importante setor, o país não progride. E em nosso governo temos priorizado a saúde, não somente na capital, mas como também no interior”.
Em referência às ambulâncias que são entregues a todos os municípios, Anchieta enalteceu o trabalho dos profissionais do Samu, função que o governador qualificou como a um sacerdócio. “São homens e mulheres que não medem esforços para salvar vidas. E uma vida apenas já vale todo investimento que é feito. O que dirá de muitas outras, principalmente nas localidades longínquas desse Estado”.
Governo honra compromisso
A prefeita do município do Cantá, Rosenir Cruz, lembrou da importância de haver mais investimentos na área de saúde, sobretudo em sua cidade, uma vez que engloba cerca de 200 vicinais, 22 vilas, além das comunidades indígenas. Com as duas ambulâncias que foram entregues, somam-se quatro veículos para atender a uma grande demanda.
“Nosso município é um dos maiores do Estado e para isso, faz-se necessário uma boa estrutura para atender a todos os seus moradores. Nós ficamos gratos, pois o Governo tem honrado seu compromisso com o nosso povo. Importantes vicinais já foram asfaltadas, o que facilita bastante a nossa vida. E agora, essas ambulâncias serão de extrema importância para atender à grande demanda”.
Em Bonfim, Samu atende guianenses
O município de Bonfim também foi contemplado com uma ambulância, que será gerida através do Samu. Assim, não somente os moradores da sede, vilas e comunidades indígenas serão assistidos, como também guianenses que atravessam a fronteira em busca de atendimento médico.
“É comum muitos deles virem até a cidade e acionarem os nossos serviços, geralmente casos de parto, acidentes de pequena e média complexidade e outros atendimentos básicos. Nós não podemos atravessar a fronteira para fazer a remoção por não existir ainda um protocolo binacional para validar a ação. Por isso eles vêm até a cidade solicitar apoio e nós atendemos”, afirmou Pedro Moreira Filho, coordenador do Samu em Bonfim.
O município conta com o Hospital Pedro Rodrigues e com os centros de saúde Cristino José da Silva e Diminiz Diniz da Silva, que atendem a aproximadamente 12.000 da sede, vilas e comunidades indígenas. A prefeita Lisete Spies destacou as obras que são desempenhadas pelo Governo do Estado em todos os setores.
“Nós reconhecemos a atuação de Anchieta e sabemos que o trabalho está sendo bem desempenhado em todo o Estado, não somente na área de saúde, como também em infraestrutura”.