00:00:00

Saúde

Governo entrega ambulâncias para cinco municípios.


Samu atende municípios
 
Durante o final de semana (dias 6 e 7) o governador José de Anchieta efetuou a entrega de cinco ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), beneficiando Mucajai, Iracema, Caracaraí, Pacaraima e Amajari. No total Roraima foi contemplado com 25 veículos doados pelo Ministério da Saúde e equipados pelo governo estadual.
 
O governador lembrou, durante as solenidades, que o Estado tem feitos grandes investimentos na área de Saúde. Elencou a inauguração do Hospital de Rorainópolis (prevista para os próximos meses), a construção do Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia e que será entregue no início do próximo ano. Falou ainda da construção de um novo prédio na área do HGR que abrigará mais 120 leitos de enfermaria, 40 leitos de UTI e dez salas cirúrgicas.
 
“Nós estamos investindo na estrutura e em pessoal. E para atender essa nova demanda, estamos abrindo concurso público para a contratação de mais 1.786 profissionais para a Saúde. São 350 vagas para médicos, 450 para enfermeiros, 600 para auxiliar de enfermagem e mais 100 para o administrativo. O concurso será regionalizado e o profissional que passar para trabalhar em Caracaraí terá que morar lá e não poderá ser transferido para Boa Vista”, disse o governador.
 
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Salomão, disse que a entrega das ambulâncias faz parte da rede de integração dos serviços de urgência e emergência, beneficiando todos os municípios. “Caso seja necessário, um município poderá atender ao outro que precise de um número maior de remoções. As equipes são treinadas para dar um atendimento rápido e eficiente em qualquer lugar”.
 
O secretário informou ainda que os 25 veículos doados pelo Ministério da Saúde ao governo estadual serão repassados aos municípios que têm a portaria ministerial habilitando o funcionamento da base descentralizada do serviço 192. Os municípios de Rorainópolis e Caroebe foram os primeiros a receber as ambulâncias do Samu, duas para cada um, na quinta-feira (4) passada. Na sexta foi a vez de Boa Vista, que recebeu quatro veículos para atender a população dos casos de urgência e emergência.
 
Mucajai 
 
Durante a solenidade de entrega da ambulância e inauguração do prédio onde funcionará o Samu, o prefeito Josué Paneque Matos disse acreditar na melhoria dos serviços de saúde com o novo sistema funcionando por lá. “É um serviço de suma importância, mas vamos continuar investindo na prevenção, que é para a população não precisar do Samu”, disse Josué.
 
Francisco Oliveira Rodrigues, agricultor aposentado, acredita também que o serviço de saúde em Mucajaí “vai melhorar 100%, pois é uma coisa que não existia e agora vai beneficiar toda a população”. O secretário de Saúde do município, Denis Derkian, considerou o recebimento da ambulância como uma conquista para o atendimento de qualidade que o município quer continuar oferecendo.
 
Iracema 
 
O segundo município a receber uma ambulância no sábado foi Iracema. Lá o também agricultor Raimundo Lima disse que o município estava de parabéns pela conquista. “Com a ambulância vai ser melhor, vai ajudar muita gente que precisa ser levado pra Boa Vista. Nós estamos de parabéns”. O prefeito Raryson Nakayama agradeceu ao governador pelas parcerias firmadas com o município.
 
Caracaraí 
 
O secretário de saúde de Caracaraí, Edivan Carneiro, disse que o município já dispunha de duas ambulâncias simples e mais três veículos estão sendo adquiridos para atender a área rural. “Estamos com um projeto de criação de uma unidade fluvial para atender as comunidades do sul do Estado. Com a entrega da ambulância do Samu teremos um grande avanço nos serviços prestados à população”, concluiu Edivan. O prefeito Enildo Júnior também falou das parcerias com o governo estadual e das melhorias na área de saúde já implantadas.
 
Pacaraima 
 
O prefeito de Pacaraima disse que o município já dispunha de uma ambulância do Samu e que a segunda, recebida neste domingo (7), iria somar esforços para a melhoria da saúde. “Existe uma demanda muito grande em nosso município. Acidentes acontecem o tempo inteiro e ainda existe a necessidade de atender diversas comunidades indígenas. Por isso a ambulância é bem-vinda para a nossa comunidade”, declarou o prefeito.
 
Amajari 
“O governo tem nos ajudado muito, aqui no Amajari. São várias parcerias, principalmente na área da Saúde, garantindo a permanência de médicos, enfermeiros e auxiliares”, disse o prefeito Moacir Mota, acrescentando que diversas comunidades indígenas e vilas serão beneficiadas com a entrega da ambulância.
 

Últimas Postagens