00:00:00

Programa Cuidar

Mais de mil crianças de Rorainópolis e localidades inscritas no Cuidar.


Crianças inscritas no programa
 
Durante dois dias, o Governo de Roraima realizou inscrições no Programa Cuidar para moradores da sede do município de Rorainópolis e localidades próximas. A ação, coordenada pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), contemplou mais de mil crianças, que passarão a receber o benefício.
 
Na quarta-feira (03) famílias de Novo Paraíso, Martins Pereira, Nova Colina, Equador e Jundiá foram atendidas pelas equipes do Cuidar, somando mais de 500 crianças inscritas. Ainda na quinta, o programa foi oficialmente lançado em Rorainópolis. A animação da festa ficou por conta da apresentação do Grupo Criart, que garantiu muitas gargalhadas da criançada.
 
Na quinta-feira (04) as inscrições aconteceram na sede do município de Rorainópolis, onde mais de 600 crianças foram cadastradas. Ainda durante as ações, foram entregues mais de 40 enxovais para as gestantes.
 
“Estamos indo em cada município do Estado para garantir que as crianças, que estão dentro dos requisitos do Programa, sejam atendidas pelo Cuidar”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
 
Rosângela Bezerra, 26, moradora de Rorainópolis, inscreveu o filho com 6 meses de idade, disse que o programa vai auxiliar na renda da família. “O cuidar vai me ajudar muito, pois antes eu tinha que optar entre o leite do meu filho e outras coisas pra casa. Agora vou poder alimentá-lo da forma adequada e ainda vou fazer economia”, falou.
 
O Cuidar vai atender 10 mil crianças, com idade entre seis meses e 3 anos, 11meses e 29 dias, com a distribuição de leite enriquecido com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento no primeiro período da infância.
 
O programa segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os seis meses de vida. Após esse período, o leite será oferecido como complementação alimentar.
 
ENTREGA DO BENEFÍCIO - Os kits do Cuidar são montados de acordo com a idade dos beneficiados, com quatro latas de leite em pó e uma cartilha para acompanhamento da saúde da criança e controle de entrega do benefício. As excepcionalidades são no caso de crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico do vírus HIV, que são atendidos desde o nascimento até os seis meses de vida com oito latas de leite, por mês. Após esse período, recebem quatro latas até completarem a idade limite do programa.
 
Nos municípios do interior do Estado, a entrega do benefício será realizada bimestralmente. As famílias receberão o kit equivalente a dois meses, ou seja, as mães que possuem um filho cadastrado no programa, receberão oito latas de leite.

Últimas Postagens