Levantamento realizado pela superintendência da Receita Federal em Belém apontou o estado de Roraima com o maior crescimento da arrecadação acumulada na região norte nos primeiro cinco meses do ano conforme quadro abaixo.
De acordo com a Receita Federal em Roraima o bom desempenho da arrecadação no período, foram produzidos pela intensificação de ações voltadas à auto regularização, otimização da cobrança administrativa e maior refinamento na seleção das atividades de fiscalização. As atividades pedagógicas de auto regularização se caracterizam pelo empreendimento de ações pela RFB, que ao se deparar com possíveis erros ou omissões cometidos pelo contribuinte o orientam e estimulam a ajustar suas contas com a Receita Federal antes do inicio de procedimento fiscal mais vigoroso.
A arrecadação regional acumulada dos impostos e contribuições administrativas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, na 2ª Região Fiscal, no período de jan/mai/13 atingiu cifra de R$ 10,9 bilhões, contra R$ 10,1 bilhões do mesmo período de 2012, revelando expansão nominal de 8,76%, enquanto no Estado de Roraima a expansão foi de 16,51 . A participação da 2ª RF na composição da arrecadação Brasil no período acumulado, jan/mai/13, situou-se em 2,20%, contra 2,46% de jan/mai/2013.