O Governador José de Anchieta assinou nesta terça-feira, (2), a autorização para elaboração do concurso público para o provimento de 1.786 vagas na Secretaria Estadual de Saúde.
As vagas são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, e contou com a presença do titular da pasta, Alexandre Salomão; da secretária de Administração, Gerlane Baccarin; do procurador adjunto, Ernani Baptista e demais secretários de estado.
Na mesma solenidade, o governador sancionou a Lei Complementar nº 392, que altera a carga horária de trabalho dos profissionais de saúde de 40h para 30h, atendendo a um pleito que está em pauta nacional há 13 anos.
“Estamos na vanguarda dos acontecimentos em nosso País, pois esse mesmo Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional há mais de uma década. Tivemos coragem de corrigir uma distorção que impunha uma carga horária de trabalho fora da realidade para uma categoria que é diferenciada e que merece uma atenção especial”, destacou o governador.
Com relação à autorização para elaboração do edital para o concurso da saúde, Anchieta explicou que o número de vagas é quase o triplo ofertado no último concurso realizado, em 2007, quando foram oferecidas 663 vagas, reforçando assim, a política de investimentos no setor.
Anchieta destacou ainda que aliado à construção do Hospital das Clinicas em Boa Vista, a ampliação das vagas de UTI’S e leitos do HGR e a conclusão do hospital de Rorainópolis, o governo busca levar mais qualidade no atendimento à população. “Em breve teremos uma demanda por mais profissionais em todas as áreas da saúde em nosso estado e essa é a forma mais democrática de acesso a um emprego estável”, destacou.
O governador foi enfático ao afirmar que todo o processo do concurso da saúde deverá estar finalizado em 5 de outubro, data em que Roraima vai celebrar seus 25 anos de criação. “Temos que trabalhar para dar posse aos 1.786 aprovados no dia 5 de outubro, pois esse será
o nosso presente à população”, anunciou.
O secretário de saúde Alexandre Salomão explicou que a elaboração do edital está em fase final e que o anuncio deverá acontecer nos próximos dias. “Nos já estamos trabalhando nesse processo que demanda a participação de muitas instituições, a exemplo da Procuradoria Geral do Estado. A preocupação do governo é no sentido de dar lisura e clareza em todas as etapas do certame, para que possam ser minimizadas dúvidas legais, como é comum em concursos”, destacou.
Na qualidade de servidor efetivo do estado, Salomão parabenizou o governador pelos investimentos realizados no setor. Ele destacou a importância da contratação digna, através de concurso e valorização dos servidores, políticas que vem sido promovidas pela atual gestão. “Essa é a maneira mais correta de se ter acesso ao mercado de trabalho e esse tipo de iniciativa é característica de um governo que acredita em sua gestão e na força de trabalho de seu povo”, disse.