A Polícia Militar de Roraima divulgou portaria convocando policiais para a Junta de Inspeção de Saúde/JIS, a fins de se submeterem ao Teste de Aptidão Física - TAF com vistas à formação da 3ª turma do Curso de Formação de Cabos – CFC QPCPM.
A inspeção ocorrerá nos dias 16 e 19 de julho de 2013, às 07h00, na sala da JIS/SeSau/PMRR e a realização do Teste de Aptidão Física será nos dias 25 e 26 de julho de 2013, às 08h00, em local definido pela Comissão de Aplicação do TAF.
De acordo com a portaria fica definido que, quando houver candidato inapto por natureza médica, será convocado o classificado subsequente, conforme lista de classificação final do Processo Seletivo CFC/2010, publicada no Boletim Geral Nº 138, de 03 de agosto de 2010, até o limite necessário a completar as 30 (trinta) vagas previstas no CFC QPCPM.
O Comandante Geral da PMRR, Cel. Edison Prola, enfatizou que a convocação faz parte da continuação da política de valorização da tropa. “Com a convocação da terceira turma do CFC, vamos concluir o processo seletivo realizado há anos atrás. E sem dúvida alguma, esta habilitação vai refletir positivamente em policiais cada vez mais preparados para lidar diariamente com a realidade o nosso Estado”, declarou.
Formatura
Na quinta-feira, 04 de julho, a Polícia Militar de Roraima realiza a formatura da 2ª turma do Curso de Formação de Cabos – CFC QPCPM. Ao todo, 35 policiais do Quadro de Praças Combatentes aprovados em processo seletivo interno serão promovidos a graduação de Cabos PM.
O Curso de formação teve a duração de quatro meses, com aulas específicas e práticas realizadas na Academia de Polícia Integrada – API. A as disciplinas foram ministradas por especialistas militares e civis. O Comandante destacou o curso como fator importante para a valorização do servidor. “Esta foi uma das primeiras decisões que o Comando Geral tomou por entender que o servidor precisa ser reconhecido para trabalhar mais motivado e comprometido com a instituição Polícia Militar ”, disse.
Formação de Soldados PM
A Polícia Militar de Roraima inicia no dia 08 de julho o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Combatentes para os 300 aprovados no Concurso Público realizado em janeiro deste ano. O certame foi composto de quatro etapas: Prova escrita, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Edison Prola, informou que a primeira semana, a “Semana Zero” será de ajustes, com repasse de informações importantes sobre o CFSd e instruções aos alunos. A aula inaugural ocorrerá no dia 15, e será ministrada pelo governador José de Anchieta, com a presença de autoridades estaduais.
O Curso terá a duração de seis meses, e após este período, os policiais integrarão as unidades da Polícia Militar nas cidades de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Alto Alegre, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe, de acordo com a opção no momento da inscrição.
Os candidatos que optaram pelas vagas do interior deverão permanecer no local pelo período mínimo de 5 anos. O CFSd será realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), sendo que, os alunos ingressam na corporação na qualidade de Soldado PM 2ª Classe com bolsa-formação no valor de R$ 1.680,61. Após o término do curso, o aluno-soldado será promovido à graduação de Soldado PM 1ª Classe com salário bruto de R$ 2.433,67.
CFS e CFC
No dia 22 de julho, será iniciado o Curso de Formação de Sargentos - CFS para os 40 policiais, entre Cabos PM e Soldados PM admitidos no Processo Seletivo Interno realizado no mês de maio de 2013. O Curso terá a duração de seis meses sendo que, após este período, os policiais desempenharão o cargo e as funções inerentes à de 3º Sargento do Quadro de Praças Combatentes Policiais Militares – QPC PMRR.
E no dia 29 de julho, começam as aulas da 3ª turma do Curso de Formação de Cabos – CFC QPCPM, para os 30 policiais classificados em Processo Seletivo no ano de 2010. O CFC terá a duração de quatro meses e também será ministrado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), assim como o CFSd e CFS.
Ao todo, os Cursos de Formação totalizam 370 policiais que irão reforçar as atividades de policiamento ostensivo na capital e no interior. O Comandante Geral da PMRR, Cel. Edison Prola, enfatizou que a realização dos Cursos está incluída na agenda de metas do Comando Geral, no sentido de promover a ascensão profissional na instituição e aumentar a sensação de segurança à população.
“Além dos policiais que serão promovidos após os Cursos de formação de Cabos e Sargentos, teremos ainda, daqui a seis meses, o reforço na corporação de mais 300 Soldados que auxiliarão nas demandas de atendimento da Polícia Militar. O apoio do governador José de Anchieta nesse sentido tem sido imprescindível, e quem ganha com isso é a sociedade roraimense”, afirmou.