Nove salas de vacinas passarão por supervisão in loco nesta semana. A ação monitorada pela coordenação e dois técnicos do Programa Nacional de Imunização em Roraima começa hoje (1°), e segue até sexta-feira, 06, nos cinco municípios do sul do Estado. A supervisão e orientação vão desde a análise das coberturas vacinais, a movimentação dos estoques de imunobiológicos e insumos, a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação e planejamento de campanhas.
Segundo o itinerário da equipe estadual, serão visitadas duas salas de imunização dos municípios de Caroebe e de São João da Baliza; São Luiz do Anauá e Rorainópolis, ambos, com uma sala, e encerrando a semana em Caracaraí, supervisionando as três salas de vacinas.
Segundo Roberta Rizzo, coordenadora do PNI/RR, a atividade de supervisão faz parte de um dos mecanismos do PNI para acompanhar as ações municipais de imunização. Durante todo o ano, os municípios são supervisionados e orientados. “Este ano iniciou em maio, com monitoramentos em nove municípios do estado até o momento”, citou.
Além de verificar a estrutura física das salas de vacinas, o estado de uso dos equipamentos e mobiliários são observados. A qualificação profissional da equipe que atua na sala, horário de atendimento à população são pontos levados em consideração durante a visita.
Ainda conforme Roberta, os procedimentos técnicos adotados, bem como verificação da idade e intervalo entre as doses, aprazamento dos cartões, prazo de validade, técnicas de administração dos imunobiológicos, acondicionamento dos imunobiológicos e insumos que são seringas e agulhas, entre outros são vistos pela equipe supervisora.
A visita também levanta a questão sobre a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação, a seriedade em atualizar os dados nos sistemas de informação do PNI, indicações para encaminhamento ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) - localizado na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista. “Abordamos sobre a educação em saúde, ou seja, se a população é orientada sobre a importância das vacinas e do cumprimento do esquema vacinal”, lembrou Roberta.
Após a supervisão, o PNI elabora um relatório técnico, com as situações identificadas e as recomendações para melhoria da qualidade do serviço realizado nas salas, que devem ser seguidas em prazo determinado. “No segundo semestre de 2013, a equipe retornará às salas para verificar se as melhorias foram providenciada”, informou.
Roberta acredita que todo esse cuidado fez, ao longo dos 40 anos que o Programa completará este ano, com que ele tenha reconhecimento internacional por sua qualidade e os êxitos alcançados.