00:00:00

Censo escolar 2013

SEED alerta para prazo de coleta de dados pelas escolas públicas.


Municípios com prazos a cumprir 
 
A coleta de dados do Censo Escolar 2013 iniciou no dia 29 de maio e as escolas da rede municipal de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Iracema, Normandia e São Luiz ainda não preencheram os formulários necessários para a juntada de informação. O prazo encerra dia 15 de julho para unidades não participantes da avaliação Prova Brasil e dia 08 de julho para as demais instituições de ensino.
 
A coleta de dados contempla além do quantitativo de alunos (turmas de escolarização), informações sobre atividades complementares desenvolvidas pelas escolas, total de docentes por formação e tipo de contrato, estrutura física e dados educacionais como taxas de aprovação, reprovação e outros.
 
Segundo a gerente de Avaliação e Informações Educacionais da SEED, Selma Mariot, é muito importante o cumprimento dos prazos para que as informações façam parte do planejamento de políticas públicas educacionais. “O município que não concluir terá a suspensão da transferência de recursos federais para o exercício 2014”, alertou.
 
Dentre os recursos que correm o risco de serem suspensos caso a escola não conclua o Censo Escolar estão os da alimentação escolar, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Brasil Carinhoso (programa do Governo Federal voltado às crianças de 0 a 3 anos de idade), dentre outros complementos financeiros.
 
A partir do Censo Escolar os governos federal, estaduais e municipais terão o panorama nacional da Educação e poderão formular as políticas públicas e execução de programas na área de educação como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Cálculo da aprovação e reprovação do aluno.
 
Ao todo 16 servidores da SEED estão em campo na buscada de informação do Censo Escolar. As viagens são por via terrestre, aérea (áreas indígenas e de difícil acesso) e fluvial (regiões ribeirinhas). Por dois anos consecutivos o Estado de Roraima se destacou na conclusão do Censo dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal.
 
Seis municípios já concluíram a coleta de dados: Caroebe, Rorainópolis, Uiramutã, Pacaraima, Boa Vista e Mucajaí. Estão na fase final do processo: Cantá, São João da Baliza e Caracaraí.
 
DADOS 2012
 
De acordo com o Censo Escolar 2012, o Estado de Roraima conta com 381 instituições de ensino, 81.330 alunos matriculados, 4.367 docentes e 131 monitores que atuam no Programa Mais Educação.
 
Somente na Capital Boa Vista, são 62 escolas, 46.547 estudantes e 2.031 docentes. Nas terras indígenas, existem 248 escolas 13.579 alunos e 1.308 docentes.

Últimas Postagens