Uma vida cultural intensa e bem trabalhada pode apresentar melhores indicadores da saúde física e mental. Esta é uma das propostas do projeto de Trabalho Técnico Socioambiental, realizado no bairro Cidade Satélite e coordenado pela técnica social Luzarda Mota. O projeto vai apresentar no dia 6 de julho, às 19h, “A revolta das árvores”, produzido pela atriz Marisa Bezerra.
A Escola Nova do Cidade Satélite será palco do espetáculo que retrata de maneira bem humorada os conflitos entre indivíduos e a natureza no que se refere a preservação do meio ambiente. A trama é voltada para as articulações entre seis árvores e a rainha das águas em benefício de uma natureza mais grandiosa. O espetáculo tem duração de 30 minutos e tem como elenco, 17 pessoas, sendo crianças, jovens e adultos.
O Projeto Socioambiental tem como finalidade atender as famílias que residem em áreas carentes de drenagem, urbanização e manejo de águas pluviais estabelecendo parcerias entre agentes financiadores e executores propondo articulação, interação e intervenção no espaço o urbano e de transformação no comportamento dos moradores. Assim como sensibilizar e integrar a comunidade através de ações que possibilitem alternativas para as questões sanitárias, sociais, ambientais, pesando em estratégias de comportamento individual, coletivo e inclusão social.
Nesse contexto, o bairro Cidade Satélite esta sendo contemplado com o projeto no qual a atividade inserida no eixo “Geração de Trabalho e renda” foi a “Formação de Grupo Teatral”, com a participação de 20 integrantes, com duração de seis meses, totalizando 280h. Durante o curso o grupo teve como facilitadora a atriz e produtora cultural Marisa Bezerra e auxiliar técnico ator Weliton Calmon, que também escreveram o roteiro da peça. O resultado de todo esse trabalho deu início a “Companhia de Teatro Retalhos”, fruto da atividade, que terá como resultado a apresentação da primeira peça do grupo.
A Escola Nova do Cidade Satélite fica localizada na Av. do Sol, s/n. A entrada é gratuita