00:00:00

Uso do Tamiflu

Protocolo orienta profissionais de saúde sobre remédio Tamiflu.


Acesso fácil a pacientes
 
Como forma de prevenir casos grave e óbitos por gripe, o Ministério da Saúde reforçou a orientação aos estados e municípios para facilitarem o acesso ao Oseltamivir (Tamiflu) para pacientes com receitas médicas. Em Roraima, a Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF) recebeu 14,5 mil caixas, sendo 6,5 mil para tratar adultos e 8 mil de uso pediátrico.
 
Para o acesso, as unidades de saúde vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde fazem a requisição ao Núcleo de Influenza do Estado. No Protocolo de Tratamento de Influenza 2013, guia que orienta e atualiza a conduta dos profissionais de saúde no manejo da doença, diz que a maior eficácia do medicamento está em usá-lo nas primeiras 48h após o início da doença. O protocolo está disponível no site www.saude.rr.gov.br.
 
A influenza ocorre durante todo o ano, sendo mais frequente no inverno, quando as temperaturas caem. O período de incubação é de um a quatro dias. A transmissibilidade em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre. Nas crianças pode durar em média 10 dias, podendo se prolongar por mais tempo em pacientes com sintoma imunológico debilitado.
 
Entre os sintomas estão o de quadro febril, Infecção aguda das vias aéreas, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, tosse seca. Pode também aparecer diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e inflamação da superfície ocular.
 
A gerente do Núcleo de Controle da Influenza, Mônica Soares, explicou que o protocolo deste ano já foi repassado para todas as unidades sentinelas do estado, para que seja divulgado junto à equipe de saúde. “Existe tratamento para gripe e todas as unidades de referência já estão abastecidas com antiviral para serem prescritos aos pacientes, quando houver necessidade”, disse.
 
Como preparação da rede pública, a gerente informou que o Ministério da Saúde vai oferecer aos médicos, o curso de Educação a Distância (EAD) sobre o protocolo de influenza 2013. A capacitação tem o objetivo de realizar a atualização do manejo clínico da Influenza, de acordo com protocolos atualizados.
 
Segundo Mônica, nesse período chuvoso, a melhor forma de prevenir contra a transmissão da gripe é tomando cuidados básicos. “O ideal é lavar as mãos constantemente, não compartilhar copos, talheres com outras pessoas, manter repouso e evitar lugares fechados e com aglomerações de pessoas”, informou.
 
Ao surgirem sintomas de gripe, resfriado ou rinite, a recomendação é que as pessoas procurem o serviço de saúde mais próximo e não tomem medicamentos por conta própria, como os antigripais. A automedicação pode mascarar sintomas, contribuir para o agravamento da doença e dificultar o diagnóstico, que deve ser feito por um médico.

Últimas Postagens