A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite encerrou nesta sexta-feira (21). Roraima teve um dos melhores resultados da região Norte com 96,06% de cobertura vacinal, ou seja, ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a de vacinar 95% das crianças de seis meses de vida a cinco anos de idade. À frente de Roraima, apenas o estado do Acre imunizou 96,16% da meta. Os dados são do SI-PNI (www.pni.datasus.gov.br).
Apesar de Roraima ter alcançado a meta, cinco municípios não imunizaram o preconizado pelo MS. São eles: Mucajaí (77,46%), Normandia (89,24%), Rorainópolis (86,63), São João da Baliza (83,65%) e São Luiz (67,09%). “O resultado de Roraima é um dos melhores do país, porém não devemos descuidar. É preciso que os responsáveis entendam a importância da imunização de suas crianças. Levar a criança ao posto de saúde para tomar a vacina, além de um ato responsável, também é um ato de amor”, frisou Roberta Rizzo, diretora Programa Nacional de Imunização (PNI).
A campanha Nacional contra a pólio encerrou, mas as doses da vacina ainda estão disponíveis nos postos de saúde com sala de vacinação. Para tomar a vacina basta apenas levar a caderneta da criança. “O acesso é fácil e rápido, por isso, não existe desculpa para a criança não receber as doses. A imunização é importante para evitar doenças graves”, frisou Roberta Rizzo, coordenadora do PNI.
DOSAGEM
A vacina induz boa imunidade intestinal e humoral. Confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de três doses. A pólio é uma doença contagiosa causada por vírus deixando sequelas imanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos.