Merenda escolar melhora
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac-RR), realizou durante os dias 17 a 21 de junho, o curso Serviços para Merendeira, ministrado na Unidade do Centro de Integração Mãe Lucena, localizado na travessa dos Macuxis, bairro Silvio Leite.
O curso contou com carga horária de 20 horas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O objetivo do aprendizado foi capacitar e certificar merendeiras de creches, e oportunizar também novos profissionais a atuarem na função, promovendo sua sustentabilidade pessoal. A iniciativa surgiu a partir do Programa Mesa Brasil Sesc, que atua na luta contra a fome e o desperdício de alimentos.
Durante a semana, 20 alunas do curso receberam orientação de aulas teóricas e práticas, com etapas de estocagem de produtos, higienização e manipulação de alimentos. A professora do curso, Ruth Silva, ressaltou que o serviço refere a uma alimentação segura, saudável e saborosa, conforme os padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária, bem como para a utilização de alimentos de forma integral.
“Durante as etapas de aula, as alunas desenvolveram receitas de canja, sopa, farofa de cuscuz, bolo de cenoura, pão de batata, pão de abóbora, pão de queijo, entre outras receitas da apostila, que misturam também a carne e condimentos para as refeições em creches”.
A aluna Gilciane Ferreira, 34 anos avaliou o projeto como uma iniciativa positiva que vem beneficiar o público carente que vivem naquela localidade.
“Esse curso irá me certificar profissionalmente e me dar a possibilidade de um trabalho rentável”, destacou.
O Projeto Mesa Brasil Sesc, possui 10 unidades que incentivam cursos profissionalizantes na Capital. São elas: Centro Educacional Herdeiros de Deus, no Piscicultura; Centro de Educação do Menor Carente Amparo, no Jóquei Clube; Associação Evangélica Tema Fértil, no Equatorial; Centro de Educação Social do Menor Carente “Mãe Iracema”, no Silvio Leite; Centro Educacional Divina Sabedoria, no Caimbé; Centro Educacional Flor do Saber, no Silvio Leite; Instituto Educacional Evangélico Cantinho de Cristo, no Cinturão Verde; Creche e Pré-escolar Pinheirense, no Santa Tereza I; Centro Educacional Voluntário Príncipe Encantado, no Senador Hélio Campos; e Escola Infantil Meus Primeiros Passos, no Senador Hélio Campos.