00:00:00

Pluralidade cultural

Mostra pedagógica destaca mostra diversidade nas escolas públicas.


Estudantes vêem expressão cultural
 
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, localizada no bairro Asa Branca, apresentam nos dias 25 e 26 de junho diversos trabalhos sobre a pluralidade cultural do Estado de Roraima. A ação faz parte da V Mostra Pedagógica, com a proposta de conhecer as diferentes formas de expressão cultural. 
 
A abertura será às 19 horas e as apresentações seguem até às 22 horas. Participam dos trabalhos 250 alunos. Além de valorizar a arte e as mais diversas manifestações, os trabalhos abordarão a questão indígena e outras atividades culturais das demais regiões brasileiras e que estão presentes em Roraima, a exemplo do “Boi Bumba”, “Quadrilhas” e “Frevo”.
 
Segundo o gestor escolar José Ribamar Araújo, se trata de uma atividade pedagógica extraclasse, com trabalho de campo e exposição de atividades. “A cada ano a Mostra Pedagógica da EJA tem ganhado maior proporção. Do ano passado para cá, temos realizado o evento em dois dias porque constatamos que apenas um dia seria insuficiente para a apresentação de todos os trabalhos”, frisou.
 
Ao todo serão apresentados quatro trabalhos no dia 25 de junho, dos alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos da EJA. No dia seguinte, 26, apresentam os estudantes dos 1º ano (A e B) e 2º anos (A e B). “Além dos trabalhos escritos haverá também as apresentações culturais organizadas pelos alunos”, reforçou José Ribamar, ao acrescentar que a Mostra Pedagógica já faz parte do calendário escolar permanente da unidade de ensino.
 
A EJA
 
Modalidade de ensino nas etapas Fundamental e Médio adotada pelas escolas da rede pública estadual destinada aos adultos que não concluíram os anos da Educação Básica em idade apropriada. No Brasil a ideia se fundamentou a partir das ideias do educador Paulo Freire. O segmento é regulamentado pelo Artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) e é um dos segmentos financiados pelo Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), do Governo Federal.

Últimas Postagens