00:00:00

Inclusão social

Pacientes com deficiência ganham reforço no tratamento.


Deficientes melhoram tratamento 
 
Para auxiliar nas sessões de fisioterapia dos pacientes do Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf), mais 170 novos equipamentos médico-hospitalares foram entregues na manhã desta sexta-feira, 21. A solenidade promoveu a entrega também de andadores, cadeiras de banho e muletas a pacientes cadastrados no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD) do Núcleo.   
 
Estiveram presentes na cerimônia, autoridades, como governador José Anchieta, primeira-dama Shéridan de Anchieta e os secretários de Saúde Alexandre Salomão e Emerson Araújo. Os profissionais de saúde e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também participaram do ato.
 
A unidade, hoje, realiza mais de 90 procedimentos/dia.  Segundo a estatística do Nerf, nos cinco primeiros meses de 2013 foram atendidos 8.037 pacientes com patologias ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, com deficiência, bem como vítimas de acidentes de trânsito.
 
Atualmente o PAPD possui 903 pacientes cadastrados. Contemplados com aparelhos auxiliares de locomoção já somam 471 pessoas. “Novas cadeiras motorizadas adaptadas infantis e juvenis devem chegar ainda este ano, para suprir a demanda restante”, disse Alexandre Salomão, secretário de Saúde.
 
O interessado em ser incluído no PAPD, programa que oferece equipamentos e componentes de inclusão, pode procurar o NERF, no bairro Canaã, munido dos documentos pessoais, de residência, cartão do SUS e dos laudos médicos. O paciente vai passar por uma avaliação pelo fisioterapeuta da unidade.
 
Conforme Salomão, a aquisição de novos e modernos equipamentos vai ampliar o atendimento, além de reintegrar com rapidez na sociedade, pessoas que adquiriram alguma incapacidade física. Ele destacou o aprimoramento e qualidade dos serviços prestados. “Com esse investimento do Governo de Roraima, estamos garantindo mais comodidade nas sessões de fisioterapia e cumprindo um dos nossos compromissos, que é melhorar a qualidade no atendimento”, frisou.
 
O governador José de Anchieta ressaltou as diversas ações realizadas nessa gestão, em favor das pessoas que mais necessitam. Aproveitou para citar o que autoridades nacionais dizem sobre a saúde do Estado. “Problemas pontuais existem, porém, secretários nacionais de saúde dizem que a nossa saúde está acima da média. Nesse sentido, aprimorar os serviços e oferecer comodidade é o nosso compromisso”, recordou.
O chefe do executivo aproveitou para agradecer a dedicação de todos os profissionais de saúde, referendando a atuação dos fisioterapeutas do Nerf. Disse ser gratificante ver que não medem esforços no cuidado à vida da população. “O benefício entregue hoje, no contexto social, é a inclusão social”, disse.  
 
OPINIÃO
 
Os usuários do Nerf aprovaram as novas tecnologias. Um deles, Everton Mazieiro, que relatou durante sua quinta sessão de fisioterapia, como deu entrada no Nerf. Segundo ele, há oito meses sofreu um acidente de trânsito quando pilotava a sua motocicleta, resultando fratura no osso da perna. “Os exercícios são para ‘colar’ novamente a tíbia da perna, além de fortalecer os músculos”, explicou durante sessão na cama elástica.
 
A paciente Gérica Lima, vítima de acidente com motocicleta, contou a sua história pedalando em uma bicicleta ergométrica. “Como o meu tornozelo ficou muito tempo no gesso, preciso fazer 12 sessões de fisioterapia. Após, passarei novamente pela avalição médica. Com os novos equipamentos, quem ganha é a população”, disse.

Últimas Postagens