Metas contra a malária
Gestores dos municípios e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde participam até hoje da XXIII Reunião de Avaliação do Controle da Malária em Roraima, por volta de meio dia. O objetivo do encontro, que acontece no auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CGVS), foi avaliar e definir estratégias de ação de combate à malária no Estado.
O evento, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Núcleo de Controle da Malária, iniciou na quarta-feira, 19, com temas como a situação da Secretaria Nacional do Índio (Sesai), da doença no Estado e nos Distritos Indígenas Leste e Yanomami e situação dos laudos malarígenos realizados.
Hoje, os técnicos se reúnem em grupos para discutir como foi as ações desenvolvidas e pactuadas anteriormente pelos municípios, se as metas foram alcançadas e se não, quais as dificuldades enfrentadas. Em seguida, vem à apresentação pelos grupos do que foi discutido e a pactuação das novas metas para o semestre.
Nos últimos anos a malária tem apresentado redução de casos em Roraima. De janeiro a abril deste ano, foram confirmados 3.075 casos da doença. No mesmo período de 2012 foram registrados 3.566 casos, ou seja, uma redução de mais de 13% nos casos de malária.
Para Jonas Monteiro, gerente do Núcleo de Controle da Malária, da Sesau, a participação dos municípios na reunião é de extrema importância para que, juntos com o Estado, possam definir estratégias de combate e de controle da malária. A reunião acontece duas vezes ao ano, obedecendo ao calendário do MS.
Para dar continuidade ao trabalho de redução dos casos, entre os principais objetivos do encontro estão: avaliar as metas pactuadas na última reunião, analisar fatores determinantes da baixa cobertura nos municípios de São João da Baliza, Rorainópolis, Amajari, Pacaraima e Mucajaí. Juntos estes municípios representam 34,4% dos casos da doença em 2013.