Programa Cuidar nos municípios
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou nesta quarta-feira (19), em algumas localidades do interior do Estado, as inscrições do Programa Cuidar. Desta vez foram atendidos os moradores dos municípios de Caracaraí, Iracema, Mucajaí e das localidades de Petrolina e Vista Alegre.
Ao todo mais de 700 famílias foram atendidas, o que equivale a mais de duas mil crianças que serão beneficiadas pelo programa. Além da inscrição no Cuidar, foram entregues mais de 100 enxovais para as gestantes de todas as localidades.
O Cuidar vai atender crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, 11 meses e 29 dias com um kit contendo 4 latas de leite em pó, enriquecido com todos os nutrientes necessários no primeiro período da infância. Órfãos e filhos de mães com diagnóstico de HIV receberão, desde o nascimento até os 6 meses de vida, 8 latas de leite.
Após esse período passam a receber 4 latas de leite, por mês, até completarem a idade limite do programa.
“Estamos percorrendo os municípios do interior do Estado para inscrever nossas com crianças no programa. Através do Cuidar vamos oferecer a mais de 10 mil crianças a complementação alimentar adequada para garantir que elas cresçam e se desenvolvam com saúde”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Rosely da Silva Thomaz, 21, moradora do município de Mucajaí inscreveu o filho Iago de Souza da Silva, 1, e diz que o benefício vai ajudar muito a família.
“Quando fiquei sabendo das inscrições do programa não perdi tempo e trouxe toda documentação do meu filho para garantir que ele seja atendido no Cuidar, que vai contribuir para que ele tenha uma boa alimentação, além de ajudar nas economias de casa”, falou.
Entrega do benefício - Nos municípios do interior do Estado, a entrega do benefício será realizada a cada dois meses. A família receberá o kit equivalente a um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa, a criança receberá oito latas de leite em pó.