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Tecnologia assistida

Professores encerram curso com apresentação de trabalhos.


Comunicação entre metre e aluno
 
Na próxima sexta-feira (21), ocorrerá o encerramento do terceiro Curso de Tecnologia Assistiva: Programa Boardmaker. O evento será das 7h30 às 11h30 no laboratório de informática da Escola Penha Brasil, local de realização das aulas. O curso é direcionado aos professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais.
 
O Boardmaker é um programa de computador que contém um banco de dados gráficos que são utilizados para facilitar a comunicação entre o professor e o aluno atendido na Sala de Recursos Multifuncionais.
Por meio dos ícones gráficos, o professor auxilia o aluno a se comunicar e a expressar os seus pensamentos e sentimentos, por meio da elaboração de pranchas, que são ferramentas que podem ser feitas de papel, cartolina, isopor, madeira, entre outros materiais.
A vantagem do Boardmaker é que o programa permite a captação de imagens, fotos e outros recursos audiovisuais direto da internet, facilitando ainda mais a comunicação.
 
“O grande diferencial do Boardmaker é que os ícones não são limitados, o que amplia a possibilidades dos símbolos. Podemos trabalhar com uma imagem do próprio aluno ou da sua casa, por exemplo”, destacou Virginia Nascimento, técnica da Divisão de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação (SEED).
 
Virginia, que também é coordenadora do curso, informou que no encerramento das atividades, os 15 professores participantes irão apresentar as pranchas temáticas, ou pranchas de comunicação alternativa, que foram produzidas a partir de um estudo de caso feito nas escolas estaduais.
 
Participaram desta terceira edição do curso, professores das escolas Penha Brasil, Maria de Lourdes, Severino Cavalcante, Ana Libória, 13 de Setembro, 31 de Março, Antônio Ferreira, São Vicente, Euclides da Cunha, Luis Rittler de Lucena e também professores que atuam no Programa Viva Comunidade.
 
O curso é promovido pela Divisão de Educação Especial. A primeira edição foi realizada em dezembro do ano passado e contemplou dez professores. O segundo curso realizado em abril deste ano atendeu doze docentes. A intenção é que todos os professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais do Estado sejam capacitados.  
 
SALAS MULTIFUNCIONAIS
 
As Salas de Recursos Multifuncionais atendem alunos com deficiências (auditiva, visual, múltipla), com transtornos globais do desenvolvimento (portadores de síndromes e espectros do autismo) e com altas habilidades (conhecidos como superdotados).         
 
Os alunos estudam nas salas de aula do ensino regular comum e no horário oposto, frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais, que são equipadas com microcomputador, scanner, notebooks, bandinha rítmica, dominó, material dourado, conjunto de lupas manuais, tapete quebra-cabeça, globo terrestre adaptado, máquina braille, impressora braille e calculadora sonora. 
 
Todos os recursos e materiais didáticos favorecem o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos, auxiliando as práticas de ensino e aprendizagem, atendendo assim as especificidades dos mesmos e buscando garantir a todos o acesso à educação. 
 
No Estado, 380 alunos são atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais em 48 escolas estaduais somente na Capital Boa Vista. Um total de 118 professores atua nestas unidades. Já no interior do Estado, seis escolas estaduais indígenas possuem a Sala de Recursos Multifuncionais, com seis professores atendendo 21 alunos. Entre as instituições educacionais não indígenas, são 16 escolas, 27 professores e 113 alunos atendidos.
 

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