Com a finalidade de avaliar e definir as estratégias de ação de combate à malária no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima iniciou hoje (19), no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), a XXIII Reunião de Avaliação do Controle da Malária em Roraima. O encontro prossegue até sexta-feira, com programação durante todo o dia.
Estavam presentes na abertura, os secretários de saúde dos municípios de Roraima, os gerentes de malária da Atenção Básica da capital e do interior, além de representantes do Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria Nacional de Saúde Indígena e do Programa Nacional de Controle da Malária.
Jonas Monteiro, Gerente do Núcleo Estadual de Controle da Malária, foi o primeiro a discursar. Anunciou a redução de 40% dos casos de malária em 2012 e de 13% no primeiro quadrimestre deste ano. Caiu de 14.102 confirmações em 2011, para 8.388 no ano seguinte. De janeiro a abril deste ano, já são 3.075.
Monteiro anunciou a entrega aos municípios, para o segundo semestre, de 14 motocicletas, 10 computadores, fardamentos (120), equipamentos de proteção (120), bombas pulverizadoras (43) e 15 mil mosquiteiros impregnados de inseticida. “Tudo será para intensificar as ações de combate às endemias, principalmente a malária” comentou.
Eduardo Saad, apoiador do estado de Roraima no MS, elogiou o trabalho realizado pelas parcerias entre estado e municípios. “É de extrema relevância o trabalho em conjunto para a redução dos casos de malária”, avaliou. Saad também se colocou à disposição do estado e dos municípios para apoiar, através do MS, no que for necessário para manter a redução e fortalecer as ações de combate.
A representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do MS, Adriana Soares, manifestou sua satisfação com a presença de representantes de todas as categorias responsáveis pelo combate e controle da malária no Estado. A técnica reforçou que a parceria na elaboração das estratégias de ação de combate é sem dúvida um importante fator para a diminuição nos casos da doença. “Vamos todos dar continuidade aos trabalhos para manter ou até mesmo diminuir estes índices”, incentivou Adriana.
REUNIÃO
Está previsto na programação para o segundo
dia (20), pela manhã, a apresentação dos 15 municípios de Roraima. Cada representante terá aproximadamente 20 minutos para expor a realidade local e a situação dos trabalhos feitos para o combate e o controle da malária. Pela tarde, a programação seguirá com debates e com a organização de trabalhos em grupo.
DADOS
ANO
CASOS DE MALÁRIA CONFIRMADOS EM RR
2010
21.806
2011
14.102
2012
8.388
2013 (janeiro a abril)
3.075
Nerf recebe equipamentos
O Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf) recebe 172 equipamentos médico-hospitalares para aprimorar serviços e dinamizar o atendimento às pessoas com deficiências. O investimento é de R$ 210.728,68. A entrega oficial acontece nesta quinta-feira, 20, a partir das 9h, na unidade de reabilitação, na Avenida Ataíde Teive, no bairro Nova Canaã.
A entrega aos pacientes e servidores do Nerf será feita pelo governador José Anchieta e o secretário de Saúde, Alexandre Salomão. Devem participar técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Coordenação Geral da Atenção Especializada. A aquisição vai ajudar no tratamento fisioterápico dos pacientes atendidos pela unidade. Deficiências (PAPD) que realiza ações aos deficientes e seus familiares, vai entregar aos pacientes cadastrados seis cadeiras de banho, dois andadores e um par de muletas.
Nos cinco primeiros meses deste ano, foram atendidos mais de 8.037 pacientes com patologias ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, com deficiência e vítimas de acidentes de trânsito. “A maior procura é de pessoas que sofreram algum acidente, em especial de motociclistas”, comentou Márcio Moreira, diretor do Departamento de Políticas de reabilitação.
O secretário de Saúde, Alexandre Salomão, ressaltou que a aquisição vai propiciar melhorias na qualidade dos serviços prestados. “Com esse investimento do Governo de Roraima, estamos garantindo mais comodidade nas sessões de fisioterapia e cumprindo um dos nossos compromissos, que é melhorar a qualidade no atendimento”, analisou, lembrando que os aparelhos já estão prontos para utilização.
Salomão esclareceu que os antigos equipamentos serão substituídos pelos novos, como bicicletas ergométricas, andadores, massageador, forno de bier, entre outros. Alguns deverão ser catalogados para doação a outras unidades que necessitam. Os aparelhos já estão instalados.
NÚCLEO
No Nerf, os serviços são realizados em regime ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, ininterruptos, por uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiras.
As ações desenvolvidas visam melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando maior autonomia nas atividades de vida diária e uma adaptação à nova situação de vida do paciente.
No segundo semestre de 2012, o Nerf realizou mais de 12 mil sessões de cinesioterapia, termoterapia e mecanoterapia. O tempo de tratamento no núcleo é definido de acordo com a gravidade de cada caso, mas em geral, dura até seis meses. Dentro da estrutura do Nerf, os pacientes cadastrados no PAPD, que têm a função de dispensar equipamentos de órteses e próteses, cadeiras, e outros insumos. “A meta é proporcionar autonomia nas atividades diárias, devido à limitação funcional”, disse Salomão.