00:00:00

Conservação

Patrulhas mecanizadas auxiliarão municípios na manutenção de vicinais.


Os municípios e suas vicinais
 
Por determinação do governador José de Anchieta, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) vai contratar o serviço de patrulhas mecanizadas para auxiliar os 14 municípios do interior na manutenção de estradas vicinais. Rorainópolis, que tem malha viária de 720 quilômetros de estradas vicinais, foi o primeiro beneficiado. Há duas semanas, a empresa Conceito Engenharia, primeira contratada, está trabalhando na vicinal 13 daquele município.
 
Nos próximos dez dias, terá início o processo de licitação para contratação de novas empresas que trabalharão, sob a supervisão do Departamento de Infraestrutura de Transporte (DEIT), da Seinf, em todas as localidades do interior para manter a trafegabilidade das estradas vicinais, sobretudo no período chuvoso. “As vicinais do nosso estado são prioridade. Estamos asfaltando em vários municípios e dando apoio às prefeituras para manter trafegáveis as outras estradas que são importantes para o escoamento da produção”, destacou José de Anchieta.
 
De acordo com o diretor do DEIT, engenheiro Edilson Lima, o contrato com as empresas prestadoras do serviço terá duração de um ano. O Governo vai investir com recursos próprios R$250 mil mensais para garantir o trabalho de manutenção de inúmeras vicinais em todas as regiões do estado. Segundo ele, o valor do serviço é estabelecido com base na tabela do Sistema de Custos Rodoviários (SICRO), que serve de parâmetro para governos estaduais e para o governo federal na contratação desse tipo de serviço.
 
“Temos uma demanda muito grande de reivindicações de prefeitos e da população do interior do estado pela melhoria de estradas vicinais. Se fôssemos abrir processo para cada uma das vicinais desses municípios, o valor seria muito alto e não conseguiríamos realizar esse trabalho com brevidade. Nossa intenção é oferecer tráfego seguro, principalmente, aos produtores rurais”, afirmou Edilson Lima.
 
Segundo o diretor, o estado tem 8.500 quilômetros de estradas vicinais e o DEIT vai analisar, junto com os prefeitos, aquelas que estão em condições mais difíceis, com a finalidade de iniciar os trabalhos onde há situação precária de trafegabilidade. Edilson Lima explica que as empresas terão de comprovar quilometragem mínima de recuperação de estradas para manter o contrato e ter direito ao pagamento. O acompanhamento do trabalho será feito por técnicos do DEIT.
 
A contratação desse serviço faz parte da política de governo de interiorização do desenvolvimento. Com esse objetivo, o Estado está investindo em obras de recuperação de rodovias federais e já concluiu o trabalho de asfaltamento de quase 200 quilômetros de estradas vicinais. Por meio da ampliação desse programa, anunciada pelo governador José de Anchieta, o Governo de Roraima pretende asfaltar mais 200 quilômetros de vicinais.
 
Além da geração de emprego e renda para milhares de pessoas responsáveis pela execução das obras, o critério de escolha das vicinais que devem ser asfaltadas prioriza regiões com grande concentração de produção agrícola, com o objetivo de alavancar o setor primário, facilitando o escoamento da produção.

Últimas Postagens