Comunidade assumida por escola
Na próxima sexta-feira (21), a comunidade da Escola Estadual Severino Cavalcante estará em festa para comemorar os 13 anos de existência da instituição de ensino. Haverá uma extensa programação com início às 8h no turno matutino e às 14h no turno vespertino. O evento começará com um momento cívico, com hasteamento das bandeiras, execução dos hinos nacional e de Roraima, desfile cívico, apresentação da fanfarra da escola.
Para comemorar a data, a instituição irá ofertar gratuitamente para a comunidade, diversos serviços como vacinação, atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, aferição de pressão arterial além de atendimentos na área de fisioterapia. Também serão ofertados serviços como manicure, maquiagem, depilação, corte de cabelo, massagens relaxantes, além de palestras educativas, apresentações culturais e biblioteca móvel.
Haverá emissão de documentos como carteiras de identidade e título de eleitor e atendimentos que serão realizados pela Defensoria Pública do Estado e Procuradoria Geral do Estado. “Este ano, nossa intenção é comemorar o aniversário, oferecendo serviços para a população e ao mesmo tempo trazer os pais e a comunidade para escola para conhecer nosso trabalho e participar das ações educacionais”, destacou George Areb Palheta, gestor da unidade.
Para realizar as atividades, a Escola Severino Cavalcante conta com a parceria da Universidade Estadual de Roraima (UERR), SENAC, Defensoria Pública do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado, 10° Grupo de Artilharia e Campanha de Selva (GAC). E ainda Fundação Bradesco, Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) e Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento (SPHD).
A ESCOLA
A Escola Estadual Severino Cavalcante atende hoje 2.029 alunos nas modalidades Ensino Fundamental (3° ao 9° ano) e Ensino Médio e trabalha com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Projeto das Forças Armadas no Esporte (Profesp) e Projeto Tosco.
A instituição de ensino possui ainda Sala de leitura, Sala de Recursos Multifuncionais com 52 alunos atendidos e Laboratório de Informática, utilizado pelos estudantes e também pela comunidade.
A instituição leva o nome de Severino Cavalcante, que nasceu em Roraima quando o território ainda era chamado de Rio Branco. Filho de Heráclito Magalhães Cavalcante, foi criado com dificuldades financeiras. Atuou na área de saúde, foi professor, diretor da escola Monteiro Lobato e secretário interino de Educação.