00:00:00

Antidrogas

Em alusão a Semana Nacional, CAPSad realiza extensa programação.


Palestras sobre HIV/AIDS 
 
O Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSad), antigo Centro de Recuperação e Promoção Humana (CRPH), realiza de 19 a 21 de junho, uma vasta programação alusiva à Semana Nacional Antidrogas. As atividades, com o tema “CAPSad veio até você, oferecendo apoio na recuperação da dependência química”, pretendem mobilizar a sociedade acerca do assunto e do uso abusivo de álcool e outras drogas.
 
Nos dias 19 e 20, de 9h às 17h, as ações ocorrem na Praça Bento Brasil, na avenida Silvio Botelho, Centro, próximo ao terminal de Integração de ônibus. Na oportunidade, serão divulgados os serviços ofertados pelo Centro Psicossocial e o acolhimento de pessoas vulneráveis que necessitam de assistência médica e ambulatorial. Serão distribuídos na ação preservativos aos visitantes.
 
Na Praça Bento Brasil, Jandira Gomes, diretora do CAPSad, disse que dia 20 à população poderá participar de duas palestras educativas. A primeira será às 9h30, sobre HIV/AIDS, e às 11h, sobre Hepatites Virais. A partir das 14h, a palestra será sobre tuberculose. “Os temas serão relacionados ao uso de substâncias psicoativas”, informou.
A programação encerra no dia 21, na sede do CAPS, com a realização de quatro palestras: vulnerabilidade dos usuários de drogas (9h30); dependência química como doença (10h30); comunidades terapêuticas (14h) e tabagismo (15h).
 
O evento conta com o apoio da Pastoral da Aids, Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, por meio das gerências do Núcleo de Controle de Hepatites e Tuberculose, da Secretaria de Estado da saúde, bem como do Departamento de Oncologia/Sesau.
 
RECUPERAÇÃO
 
Há mais de dez anos, O CAPS ad atende usuários de álcool e outras drogas. Atualmente, o fluxo de pacientes em recuperação gira em torno de 65. A unidade é um serviço que oferece cuidados integrais a jovens e adultos com problemas de dependência química. A proposta é oferecer um cuidado intensivo, comunitário, personalizado e, sobretudo, uma promoção de vida tanto aos pacientes quanto aos familiares.
 
A unidade funciona em um local provisório, na Rua Bahia, S/N, no bairro dos Estados (antigo Abrigo Feminino) até o prédio definitivo, no Jardim Floresta, tenha concluído as obras de reformas.

Últimas Postagens