Feira expõe produtos orgânicos
Com apoio do SEBRAE em Roraima, um grupo de 60 produtores do programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) está expandindo a comercialização dos seus produtos na Feira Agroecológica, aos sábados, das 7h ao meio dia, na Rua Joca Farias, em frente ao Parque Aquático, bairro Caranã
Para a agricultura, Zuleide Cruz, 37, que vive na região do PA Nova Amazônia, a experiência foi bastante positiva. “Esta é a segunda vez que trazemos os produtos para vender aqui e a clientela é constante. Conseguimos vender bem e incentivar que mais pessoas consumam produtos saudáveis”, disse.
Ricardo Belém, trainee do SEBRAE, que acompanha o projeto PAIS, explicou que os produtores atendidos no programa trabalham com agricultura familiar, comercializando o excedente da produção. “No PAIS conseguimos atingir uma média de 25 toneladas ao mês. Todos trabalham com a agricultura familiar e hoje estão em fase de transição para o modelo de produção orgânica”, comentou.
Para Ricardo, o maior benefício do trabalho realizado com essas famílias é a melhoria de saúde. “A agricultura ecológica não utiliza nenhum tipo de produto químico e isso gera reflexos na saúde dessas famílias. Outro benefício é a redução no próprio custo da produção, que torna a agricultura orgânica muito mais vantajosa”, afirmou.
Francisca Bessa, 64, moradora do bairro Caranã, costuma comprar produtos orgânicos no mercado Romeu Caldas e adorou a novidade. “Eu gostei bastante da iniciativa porque agora está bem perto de casa. Eu dou preferência aos produtos naturais porque meu marido tem alergia ao adubo químico. Além disso, o orgânico dura mais, é mais saboroso e muito mais saudável”, disse a dona de casa.