Ato de cidadania em Normandia
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou na última sexta-feira (14), na Escola Municipal Castro Alves, em Normandia, o Mutirão da Cidadania. Durante a ação, mais de mil moradores foram beneficiados com a oferta de serviços de saúde em diversas especialidades, como oftalmologia, odontologia, cardiologia, pediatria, clínico geral, além de exames preventivos e corte de cabelo.
Na ação também foram realizados atendimentos jurídicos e emissão de documentação básica, entrega de brinquedos, redes, camisas e enxovais para as gestantes. Além disso, as mães da localidade tiveram a oportunidade de inscrever seus filhos no Cuidar, o mais novo programa de complementação alimentar de Roraima, que tem como objetivo garantir o crescimento saudável das crianças, com a distribuição de leite.
Conforme balanço, mais de 300 crianças foram inscritas no Cuidar. A equipe visitou, também, a comunidade indígena do Coqueirinho, que possui 156 moradores. No local foram entregues redes, camisas, brinquedos e inscritas 16 crianças no Programa.
“Oferecemos aos moradores de Normandia diversos atendimentos na área de saúde e cidadania, garantindo acesso aos serviços oferecidos pelo Governo de Roraima e contribuindo para qualidade de vida dessas pessoas. Realizamos, ainda, as inscrições do Cuidar, que vai proporcionar às nossas crianças alimentação complementar de qualidade”, disse.
Elionara Silva, moradora, aproveitou a ação para colocar a saúde em dia e inscrever a sua filha, de um ano de idade, no Cuidar. “Estava precisando checar a minha saúde e tirar a segunda via da minha carteira de identidade. Além disso, inscrevi minha filha no Cuidar, que vai contribuir para que ela a cresça com saúde e com as despesas de casa, já que não terei que gastar mais dinheiro com leite”, contou.
O Mutirão da Cidadania foi realizado em parceria com as secretarias de Saúde (Sesau), Educação e Desporto (Seed), Segurança (Sesp), contando também com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).Durante três anos, foram realizados 28 mutirões, atendendo mais de 50 mil pessoas em todo Estado. A prática foi iniciada no ano de 2008, que com seis mutirões, beneficiou mais de 15 mil pessoas.
Inscrições no Cuidar– Nesta segunda-feira (17) é a vez dos moradores das localidades do Sul do Estado fazerem as inscrições no Cuidar. A programação inicia em Entre Rios e segue por Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Vila Moderna.