00:00:00

Obras na fronteira

Governador vai a Guiana discutir obras de infraestrutura.


Anchieta discute obras na Guiana 
 
O governador José de Anchieta esteve reunido durante toda a última quinta-feira (13), em Georgetown, capital da Guiana com o presidente daquele país e outras autoridades locais. O encontro deu continuidade às discussões para o desenvolvimento da infraestrutura na fronteira do Brasil e Guiana.
 
O sistema energético, de transporte e modelos de financiamento das instituições do Brasil para as obras de pavimentação da estrada que liga Lethen-Linden; a construção de duas usinas hidrelétricas no rio Mazzaruni; o Linhão de Transmissão e o porto de águas profundas no rio Berbice, em New Amsterdam foram os temas que pautaram o encontro.
 
Esta foi a terceira reunião do grupo de trabalho Brasil/Guiana, instituído por determinação dos presidentes do Brasil e da Guiana, por meio de um Memorando assinado em dezembro de 2012, para apresentar alternativas a implementação destes projetos essenciais, tanto ao desenvolvimento de Roraima quanto do Brasil e Guiana.
 
Além do governador, a delegação brasileira contou com a participação de mais onze técnicos e secretários de Estado, entre eles, Sérgio Pillon da Casa Civil e Eduardo Oestreicher de Assuntos Internacionais.
Na sua participação o governador José de Anchieta fez uma explanação sobre a importância da implementação destes projetos. Anchieta destacou a localização geográfica de Roraima que poderá se tornar a grande fronteira agrícola e de escoamento da produção de grãos.
“São obras fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, haja vista a localização geográfica que estamos. Os portos brasileiros estão estrangulados e a construção da estrada até Georgetown é condição essencial para o desenvolvimento de Roraima e do Brasil”, Anchieta.
 
Antes de fechar o documento final que será entregue aos governos do Brasil e da Guiana ainda deverão ser realizadas mais duas reuniões. A previsão é que em agosto os a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Guiana Donald Ramotar se encontrem em reunião do Mercosul no Paraguai quando poderão discutir o projeto de construção das obras de infraestrutura na fronteira.
 
Ainda em Georgetown o governador José de Anchieta participou de uma reunião oficial no Palácio do Governo com o presidente da Guiana, Donald Ramotar. No encontro discutiram o andamento do trabalho realizado pelo grupo técnico Brasil/Guiana para viabilizar a construção das obras essenciais aos dois países.

Últimas Postagens