Vida melhor nas escolas
Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida e a participação da comunidade em ações educacionais e sociais, a Escola Estadual Conceição Costa e Silva firmou uma parceria com o Instituto Aimberê Freitas (IAF). A instituição promove cursos, palestras educativas e atividades extraclasses, entre outras ações.
Já foram realizados na unidade escolar, cursos de informática básica e avançada direcionados aos alunos e à comunidade. A escola cedeu o espaço e os equipamentos e o IAF participou com os professores e lanche para os participantes.
O IAF também já realizou na escola palestras sobre prevenção ao uso de drogas e também sessão de cinema com exibição de filmes sobre o tema além de discussões e debates com os estudantes.
A próxima ação ocorrerá no dia 20 de junho e será um mutirão de limpeza. “Os estudantes e professores de duas turmas vão sair nas proximidades da escola coletando o lixo. É uma ação de conscientização quanto a preservação do meio ambiente e também do espaço escolar”, destacou Ana Ilza de Souza, gestora da instituição de ensino.
Ela informou ainda que para as próximas ações, estão previstas a construção de uma horta comunitária, onde serão cultivadas algumas hortaliças e legumes para complementação da merenda escolar. A horta será construída pelos próprios alunos. Em seguida, está previsto um curso de jardinagem.
“Todas estas ações sociais buscam a integração da comunidade escolar e também a melhoria da perspectiva de vida dos moradores da comunidade, pois incentivam a busca pelo conhecimento e a melhoria da qualidade de vida”, destacou Alessandra Souza, técnica social do IAF.
Ela explicou ainda estas atividades integram o Projeto de Trabalho Social do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, realizado pela Prefeitura de Boa Vista e a Caixa Econômica Federal. As ações devem atender comunidades dos bairros Santa Luzia, Senador Hélio Campos e Equatorial.
A INSTITUIÇÃO
A Escola Estadual Conceição Costa e Silva fica localizada na Avenida Santo Antônio, s/n°, bairro Senador Hélio Campos e atende 720 alunos na modalidade de Ensino Fundamental (6° ao 9° ano).
A escola desenvolve vários projetos educacionais, entre eles, Agenda 21, Mais Educação, Cultura de Paz, Meio ambiente pede socorro, Leitura o Coração do Saber e também atende alunos na Sala Multifuncional, Laboratório de Informática, Mesas Educacionais e nos gabinete odontológicos.
Desde o mês passado, a instituição passou a ofertar diversas atividades por meio do Programa Escola Aberta, oferecendo gratuitamente para a comunidade, oficinas de trabalhos manuais, manicure, pintura e voleibol.