00:00:00

Violência contra idoso

Promoção Humana e Setrabes fazem ação


As secretarias das Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) realizam nesta sexta-feira (14), a partir das 17h, na Praça Velia Coutinho, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização a Violência contra a Pessoa Idosa. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura Municipal de Boa Vista.
 
O Dia 15 de Junho foi declarado pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa como dia de mobilização contra este tipo de crime, desde então, são realizadas ações em todo o mundo. Em Roraima, a programação inclui distribuição de panfletos que alertam sobre os delitos praticados contra os idosos e, ainda, sobre importância das denúncias. As atividades serão encerradas com uma caminhada, com saída da Praça Velia Coutinho.
 
Idosos do Viva Melhor Idade, do Abrigo de Idosos, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos dos Idosos, Cabelos de Prata, membros da Pastoral da Pessoa Idosa, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e do município de Boa Vista participam da ação, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade em geral sobre as várias formas de violência sofridas pelos idosos em seus lares, instituições e nos espaços públicos.
“Este dia deve ser lembrado com uma atenção especial por todos nós, para que possamos sensibilizar a sociedade e mudar essa triste realidade de agressão contra os nossos idosos. Essas pessoas merecem nosso carinho e respeito”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
 
O Núcleo de Proteção ao idoso funciona na Rua Terêncio Lima, Centro, no antigo prédio da Delegacia da Mulher. Além do Disk 100, para denúncia de maus tratos o fone do Núcleo é (95) 2121-3648 ou 2121-3648.
Atenção ao Idoso – O Governo desenvolve uma política de atenção ao idoso por meio do Abrigo Estadual de Idosos e do Viva Melhor Idade. O Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso) foi criado para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, oferecendo o respeito e a atenção para essas pessoas. A unidade presta serviços nas áreas de saúde, esporte, lazer e promoção social para mais de 320 idosos.
 
O Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira complementa a rede de atenção aos idosos, oferecendo o serviço de acolhimento institucional de longa permanência, no sistema de asilamento, a idosos que perderam o vínculo com a família e não possuem condições de prover a própria subsistência.
 

Últimas Postagens