00:00:00

Reunião da CIB

Uiramutã deve ganhar 2a. unidade de saúde


Os secretários de saúde tanto do estado quanto dos municípios voltam a se reunir na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O colegiado discutirá nessa quarta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a partir das 15h, mais de oito assuntos que envolvem a melhora nos serviços da rede básica. Uma das pautas, a construção da segunda UBS no Uiramutã.
 
Um dos pontos a serem discutidos na 4ª reunião do ano, atinge diretamente à população de Uiramutã. Representante do município deve apresentar para homologação, a ordem de serviço da construção da segunda Unidade Básica de Saúde (UBS), a implementação do primeiro Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a integração na Rede de Urgência e Emergência (RUE) com uma base descentralizada.
 
As UBS que estão sendo construídas, ampliadas ou reformadas, bem como as equipe NASF que estão sendo constituídas fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O programa pretende implantar estratégias de melhoria dos serviços e contribuir para o avanço da rede física, com ambiente acolhedor, adequado às condições de trabalho dos servidores e financiamento suficiente para o desenvolvimento dos serviços.
 
Maysa Ruiz, gerente do Núcleo de Ações Programáticas Saúde da Família, disse certa vez, que o PMAQ, faz o município garantir oferta mínima de ações de saúde para a população coberta por cada equipe de atenção básica, além de ações permanentes de educação em saúde, entre outras ações.
Durante a CIB, também será homologado o projeto de implantação da V Equipe de Saúde Bucal – modalidade I da Estratégia Saúde da Família de Bonfim, e a adesão do município de Boa Vista ao PMAQ.
            
ESTRATÉGIAS
 
Dentro do PMAQ, o Ministério estabeleceu as seguintes áreas estratégicas como principais focos da atenção básica: controle de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, tuberculose, hanseníase, produção geral e saúde da mulher, criança, bucal e mental, além das iniciativas e programas estratégicos do MS, como Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Urgência e Emergência. Para cada área, o Ministério estabeleceu desempenhos, indicadores segundo a área estratégica.

Últimas Postagens