00:00:00

Pronatec

Mais de 500 alunos serão contemplados pelo Pronatec.


500 alunos profissionalizados 
 
Ao todo, 525 alunos do Ensino Médio Regular de escolas da rede pública estadual serão contemplados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, com a perspectiva de ingressar no mercado de trabalho futuramente. Este ano a ação conta com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR).
 
Os estudantes contemplados são de sete escolas da Capital e a aula inaugural ocorrerá no dia 23 de junho, a partir das 21 horas, no auditório do Palácio da Cultura.
Os cursos oferecidos pelo Pronatec têm duração de dois anos e são destinados aos alunos matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio Regular. Esses estudantes receberão bolsa de estudo que contempla vale-alimentação e transporte, além do material didático. As aulas teóricas ocorrem no período noturno na escola onde o estudante está matriculado e a prática, no Instituto Federal.
 
Neste primeiro momento serão contemplados os alunos das escolas Ana Libória, Mário David Andreazza, Hélio Campos, Maria dos Prazeres Mota, Tancredo Neves, América Sarmento e Gonçalves Dias. São sete cursos técnicos oferecidos: Análises Clínicas (1.200 horas), Desenho e Construção Civil (1.200 horas), Eletrotécnica (1.200 horas), Enfermagem (1.200 horas), Secretariado (800 horas), Informática em Análises de Sistema (1.200 horas) e Edificações (1.200 horas). Os cursos foram escolhidos pelos estudantes.
 
Para Herivelton Amora, chefe da Divisão de Ensino Médio e Educação Profissional (DIEMP) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), ao participar dos cursos ofertados pelo Pronatec, o aluno da rede pública estadual tem a oportunidade de, além de ter uma profissão técnica de nível Médio, aprimorar os conhecimentos e ingressar no Ensino Superior já com a dimensão profissional.
“Nossos alunos já saem do Ensino Médio com uma profissão definida e se tiver interesse em aprofundar os conhecimentos na área, ingressa no Ensino Superior”, frisou. Os alunos foram selecionados pela escola onde estuda, observando critérios como assiduidade, pontualidade, participação e desempenho. Até 2015 a meta é matricular cinco mil alunos nessa modalidade de ensino.
 
A secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, ressalta a importância de ofertar esses cursos aos alunos da rede estadual de ensino. “Essa é uma oportunidade de nossos estudantes aprenderem uma profissão e ingressarem no mercado de trabalho”, enfatizou.
 
ANOS ANTERIORES
 
Desde 2011 até o final do ano passado, foram capacitados 7.325 alunos do Ensino Médio Regular nos eixos tecnológicos: Gestão, Saúde, Infraestrutura, Turismo, Hospitalidade, Idiomas, Comércio e Negócio, Tecnologia Educacional, Controle e Processos Industriais, Ambiente e Segurança.

Últimas Postagens