500 alunos profissionalizados
Ao todo, 525 alunos do Ensino Médio Regular de escolas da rede pública estadual serão contemplados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, com a perspectiva de ingressar no mercado de trabalho futuramente. Este ano a ação conta com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR).
Os estudantes contemplados são de sete escolas da Capital e a aula inaugural ocorrerá no dia 23 de junho, a partir das 21 horas, no auditório do Palácio da Cultura.
Os cursos oferecidos pelo Pronatec têm duração de dois anos e são destinados aos alunos matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio Regular. Esses estudantes receberão bolsa de estudo que contempla vale-alimentação e transporte, além do material didático. As aulas teóricas ocorrem no período noturno na escola onde o estudante está matriculado e a prática, no Instituto Federal.
Neste primeiro momento serão contemplados os alunos das escolas Ana Libória, Mário David Andreazza, Hélio Campos, Maria dos Prazeres Mota, Tancredo Neves, América Sarmento e Gonçalves Dias. São sete cursos técnicos oferecidos: Análises Clínicas (1.200 horas), Desenho e Construção Civil (1.200 horas), Eletrotécnica (1.200 horas), Enfermagem (1.200 horas), Secretariado (800 horas), Informática em Análises de Sistema (1.200 horas) e Edificações (1.200 horas). Os cursos foram escolhidos pelos estudantes.
Para Herivelton Amora, chefe da Divisão de Ensino Médio e Educação Profissional (DIEMP) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), ao participar dos cursos ofertados pelo Pronatec, o aluno da rede pública estadual tem a oportunidade de, além de ter uma profissão técnica de nível Médio, aprimorar os conhecimentos e ingressar no Ensino Superior já com a dimensão profissional.
“Nossos alunos já saem do Ensino Médio com uma profissão definida e se tiver interesse em aprofundar os conhecimentos na área, ingressa no Ensino Superior”, frisou. Os alunos foram selecionados pela escola onde estuda, observando critérios como assiduidade, pontualidade, participação e desempenho. Até 2015 a meta é matricular cinco mil alunos nessa modalidade de ensino.
A secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, ressalta a importância de ofertar esses cursos aos alunos da rede estadual de ensino. “Essa é uma oportunidade de nossos estudantes aprenderem uma profissão e ingressarem no mercado de trabalho”, enfatizou.
ANOS ANTERIORES
Desde 2011 até o final do ano passado, foram capacitados 7.325 alunos do Ensino Médio Regular nos eixos tecnológicos: Gestão, Saúde, Infraestrutura, Turismo, Hospitalidade, Idiomas, Comércio e Negócio, Tecnologia Educacional, Controle e Processos Industriais, Ambiente e Segurança.