00:00:00

Frota Samu 192

Doze ambulâncias já chegaram em Roraima.


Ministério faz a doação
 
Aos poucos chegam as 25 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde (MS) a Roraima. Os carros vão renovar a frota da Central de Regulação Regional do Samu 192. Até o agora, já chegaram 12 viaturas, e estão no estacionamento do Corpo de Bombeiros, em Boa Vista. Mais quatro ambulâncias estão previstas chegar nesta quarta-feira, dia 12. Todos os veículos já se encontram em Manaus.
 
O primeiro carregamento de viaturas chegou na quinta (06), o segundo no sábado passado e o último, na manhã dessa segunda-feira, dia 10. As carretas cegonhas transportam quatro por vez. Nesse ritmo, todas as viaturas, até a próxima semana deverão estar em solo roraimense.
 
O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, explicou que o processo de renovação da frota era um acordo que foi firmado desde dezembro passado, durante a implantação da Central de Regulação, com o MS. “O estado mantém funcionando a Central Reguladora, por outro lado o MS renova a frota”, lembrou.
 
Vasconcelos garantiu, assim que todas as viaturas estiveram chegado, os veículos serão licenciados junto ao Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) antes de serem entregues aos municípios.
 
As ambulâncias serão destinadas aos 15 municípios de Roraima. Sete ganharão uma ambulância convencional, e outros sete munícipios ganharão duas viaturas: uma convencional e outra traçada, para lugares de difíceis acessos.  Serão 10 ambulâncias traçadas 4x4.
A Central Regionalizada ficará com duas viaturas de suporte avançado, com UTI. Já, a frota da capital que atualmente será reforçada com mais duas. “Com isso, à população (de Boa Vista) contará com sete viaturas a disposição”, destacou Vasconcelos.
 
Com a renovação, Vasconcelos espera agilizar o atendimento e proporcionar um conforto e segurança ainda maior às vítimas. “Esperamos agilizar os atendimentos. Hoje, pode acontecer uma demora em função de termos uma frota sucateada e, sobretudo, deslocar viaturas distantes até o paciente em determinado local. Isso requer um tempo de espera maior. A partir de agora, todos os municípios vão ganhar reforço da frota”, comemorou.
 
De acordo com Francisco Miranda, coordenador da Central de Regulação, o estado terá base descentralizada do Samu 192 em todos os municípios do interior, regulados pela Central. O Samu 192 é um serviço descentralizado para fazer atendimento pré-hospitalar e de remoção de urgência e emergência de pacientes. “Esse primeiro atendimento é fundamental para conservar a vida do paciente, e evitar sequelas futuras”, ressaltou.

Últimas Postagens