00:00:00

Embrapa

Assembleia Legislativa de Roraima homenageia a Embrapa pelos 40 anos.


Homenagem justa à Embrapa
 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completou 40 anos de existência em 26 de abril deste ano. Para celebrar a importância dessa data a empresa realizará durante todo o ano de 2013 e parte de 2014 uma série de celebrações pelo país.
 
Em Roraima, as homenagens começam nesta terça-feira (11) às 10h30, no Plenário da Assembleia Legislativa, com a realização de uma Sessão Solene proposta pelo deputado Erci de Morais (PPS). O objetivo é homenagear a Empresa pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento agropecuário do Estado.
 
Durante a cerimônia, a Embrapa receberá o título “Orgulho de Roraima” em reconhecimento aos bons serviços proporcionados ao país e ao estado. A homenagem foi sugerida pelo deputado Erci de Morais e aprovado por unanimidade em sessão plenária. Os ex-chefes da Unidade também receberão placas de reconhecimento por sua contribuição à pesquisa nacional.
 
Além disso, será realizada uma exposição alusiva aos 40 anos da Embrapa que ficará no saguão da Assembleia Legislativa de 11 a 14 de julho. Serão expostos painéis e publicações sobre a história e as pesquisas desenvolvidas pela empresa. Posteriormente, a exposição será levada a outras instituições parceiras, bem como às cidades do interior do Estado onde a Embrapa desenvolve trabalhos.
 
A Embrapa em Roraima
 
A Embrapa Roraima foi criada oficialmente em 13 de agosto de 1981. Nesta época, a empresa funcionava em um prédio alugado e contava com cerca de 20 empregados. A infraestrutura era pequena, as pesquisas estavam ainda começando e o Estado tinha necessidade de inserção de novas tecnologias para o lavrado e áreas de floresta.
 
Desde essa época houve mudanças importantes tanto na estrutura física como no quadro de pessoal. Hoje, a Embrapa Roraima conta com 123 empregados, entre pesquisadores, analistas, assistentes e técnicos, 125 estagiários e bolsistas, 6 prédios, 13 laboratórios, 5 campos experimentais e uma biblioteca aberta ao público.
 
As pesquisas também cresceram. Atualmente estão sendo desenvolvidos 73 projetos de pesquisa e 41 ações de transferência de tecnologias em 13 dos 15 municípios do estado, atendendo comunidades indígenas, agricultores familiares e empresariais.

Últimas Postagens