Melhorias para as pistas
O governo do Estado iniciou esta semana o trabalho de tapa buracos em duas importantes estradas federais de Roraima. A primeira a receber o serviço foi a BR-401, que liga Boa Vista ao Bonfim. A Operação iniciou no trecho desde a ponte dos Macuxi e já chegou ao acesso a BR-432, que liga a capital roraimense ao município do Cantá.
O diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DEIT), da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Edilson Lima, explicou que mesmo a manutenção daquelas estradas não sendo de responsabilidade do governo do Estado houve uma solicitação do governador José de Anchieta para que o serviço fosse feito de imediato para atender a reivindicação dos moradores da cidade Santa Cecília e dos municípios de Cantá, Bonfim e Normandia que trafegam diariamente naquelas estradas.
“Sabemos que o DNIT fará a conservação daquelas estradas, mas antes do serviço iniciar providenciamos uma ação emergencial para atender aos milhares de motoristas que utilizam as duas estradas diariamente”, explicou Edilson.
Na BR-401, o trabalho foi concluído até a entrada do município do Cantá. Desde a última quarta-feira (5), os trabalhos se concentram na BR-432, que vai receber a operação tapa buracos até a sede do município do Cantá.
Na próxima segunda-feira (10), a equipe voltará a BR-401 para continuar a operação de tapa buracos. O serviço está sendo feito com recursos próprios do governo de Roraima que utiliza os trabalhadores e técnicos da usina de asfalto do governo.
O responsável pela usina, Aldo Chaves, explicou que serão utilizadas mais de 200 toneladas de massa asfáltica para a conclusão da Operação de tapa buracos nas duas BRs.
“A nossa previsão é que o serviço seja concluído em duas semanas, porque estamos no período do inverno e nos dias de chuva ficamos impossibilitados de trabalhar”, disse Chaves.
Outras estradas atendidas
Este ano o Governo do Estado concluiu o trabalho de conservação de todo o trecho norte da BR-174, que liga Boa Vista a Pacaraima. O serviço de conservação foi feito nos 219 quilômetros, desde a capital a Pacaraima.
Ainda em 2013, o governo do Estado fez trabalho de conservação da Rodovia Estadual 203, que liga o trecho norte da BR-174 a vila do Paiva na serra do Tepequém em Amajari. As obras contemplaram o serviço de tapa buracos de todo o trecho de 108 km. Naquela obra foram utilizadas mais de 80 toneladas de massa asfáltica.
A operação tapa buracos ainda atendeu a Rodovia Estadual RR-205, que liga Boa Vista ao município de Alto Alegre. Foram recuperados mais de 45 km, desde o rio Au Au até o trecho novo da estrada logo após a sede daquele município.