Indígenas tratam os dentes
Na próxima semana, de 10 a 14 de junho, os estudantes das escolas estaduais localizadas em comunidade indígenas do município de Normadia receberão atendimentos odontológicos por meio do Programa de Saúde Bucal. A ação é do Departamento de Apoio ao Educando (DAE) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
Uma equipe de treze pessoas entre motoristas, dentistas, assistentes, nutricionistas e técnicos do DAE irão até o município para desenvolver as ações. Dois gabinetes odontológicos móveis também serão deslocados para a região.
Serão ofertados aos alunos, atendimentos como aplicação de flúor, escovação, obturações e extrações, além de distribuição de kits (escova e creme dental), e orientações sobre escovação e higiene. A meta é atender 200 pessoas com procedimentos odontológicos.
Além destes atendimentos, o DAE também irá ofertar para a comunidade escolar, orientações sobre nutrição, preparação de alimentos, armazenamento de gêneros alimentícios, elaboração de cardápio e higiene.
Os técnicos do DAE também irão realizar o remanejamento e distribuição de livros didáticos e coleções de dicionários para o Ensino Médio em pelo menos dez escolas
indígenas da região.
Nesta ação, serão beneficiados estudantes das comunidades indígenas de Coqueirinho, Napoleão, Xumina, Guariba e Serra do Sol. Outros municípios também já receberam estes atendimentos, entre eles, Uiramutã e Cantá e ainda a comunidade indígena Canauani.
“Nós vamos levar este atendimento a todos os municípios do Estado. Na Capital o atendimento odontológico também acontece em seis escolas que possuem os gabinetes odontológicos. A intenção é repassar orientações aos alunos e também à comunidade, quanto à higiene bucal e a prevenção de doenças”, enfatizou Paulo Roberto de Oliveira, diretor do DAE.
O PROGRAMA
O Programa Saúde Bucal tem a intenção de prevenir doenças relacionadas à saúde. A ação prevê tratamento odontológico a cerca de 12 mil crianças ao longo do ano letivo. O atendimento é realizado dentro das escolas por meio dos gabinetes odontológicos. Para a compra de material e equipamentos, o valor do investimento foi na ordem de R$ 452 mil.
Atualmente seis escolas possuem gabinetes odontológicos fixos e realizam atendimentos aos alunos nos horários da manhã e tarde. São elas: Severino Cavalcante, São Vicente, Coema, Luiz Ribeiro de Lima, Conceição Costa e Silva e Caranã.
Além destes, o DAE conta com dois gabinetes móveis. Somente no último mês de abril, foram atendidos 776 alunos e realizados 2.922 procedimentos odontológicos.
O Programa Saúde Bucal já era desenvolvido pela SEED, porém estava desativado há mais de dois anos e foi retomado no ano passado por meio da atual gestão. Com a reativação dos gabinetes, os alunos terão a oportunidade de se consultar com um dentista e realizar ações de prevenção sem sair da unidade escolar.
Os gabinetes odontológicos são equipados com aparelhos e materiais necessários para o atendimento, como o fotopolimerizador (utilizado para a fabricação de resina), autoclave (equipamento para esterilização) além das demais ferramentas odontológicas.
Todos os estudantes são atendidos no mesmo horário da aula, mediante autorização dos pais. Os alunos passam por uma avaliação inicial e em seguida são realizados os procedimentos necessários em cada caso. Todos receberão aplicação de flúor e limpeza.