00:00:00

Sustentabilidade

“Pacto das Águas” traz comitiva da ONU a Roraima.


RR é exemplo para o mundo
 
O secretário-geral-adjunto da ONU - Organização das Nações Unidas, Thomas Stelzer, esteve nesta sexta-feira (7) em Boa Vista e recebido pelo vice-governador Chico Rodrigues. A visita oficial foi recepcionada na sede da FIER – Federação das Indústrias do Estado de Roraima, na Avenida Benjamin Constant, em cujo auditório realizou-se uma solenidade especial dentro da programação alusiva à Semana Comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente e do Ano Internacional de Cooperação Pelas Águas.
 
A programação da visita oficial foi iniciada às 9h, no auditório da FIER, com a participação de autoridades locais e empresários de vários setores. Durante a solenidade, vários segmentos do governo do estado detalharam Roraima em números, uma explanação minuciosa de todos os programas que a administração estadual, através da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento e setores ligados mais diretamente ao meio ambiente, como a FEMARH – Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos estão executando em relação a políticas públicas.
 
A visita da representação da ONU marca a continuação das atividades do Programa Pacto das Águas, realizado pela Humanitare Foundation ligada à Organização das Nações Unidas e que visa ao incentivo ao desenvolvimento sustentável.
 
O secretário Thomas Stelzer em sua fala destacou a preocupação que a ONU tem com a situação mundial que tem se agravado nos últimos tempos, onde se constata a existência de milhões de pessoas sofrendo com a fome e padecendo de misérias que podem ser banidas com a adoção de medidas concretas e políticas públicas austeras. Segundo ele, a ONU não tem por meta interferir nas ações dos governos, apenas trabalha proporcionando ajuda humanitária e alertando para os agravantes em todo o mundo.
 
Aquela autoridade se disse empolgado com os números positivos apresentados pela equipe do Governo José de Anchieta, mostrando a preocupação com as questões ambientes, sobretudo em relação aos recursos hídricos e minerais, tão bem detalhadas por representantes da Secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento e da FEMARH.
 
Outro aspecto importante da visita da comitiva foi a participação do professor Rincón Ferreira, coordenador nacional do Prêmio Samuel Benchimol, que foi um economista, cientista, professor brasileiro, considerado como um dos maiores especialistas na região amazônica. Sua principal contribuição foi o estudo dos aspectos sociais envolvidos na economia da região e no desenvolvimento sustentável da Amazônia, tendo publicado 100 estudos e livros sobre estes assuntos.
 
Encerrando a solenidade e antes de todos assinarem o cartaz do Prêmio Samuel Isaac Benchimol pelas autoridades presentes, o vice-governador Chico Rodrigues disse que “a visita dessa comitiva internacional da ONU tem um grande efeito multiplicador. Eu me empolguei bastante ao ouvir do próprio secretário-geral-adjunto, Thomas Stelzer, que além de sermos um país jovem, temos muito a oferecer em termos de referência ambiental para o planeta”.
 
A comitiva estava integrada pela embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann; a especialista em meio ambiente, doutora Cláudia Malshivt; a presidente da Fundação Humanitária, Sra. Sheila Pimentel, a presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, Carmem Mateus; o representante da Agência de Renovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará, Gonzaga Henriques; o coordenador nacional do Prêmio Samuel Benchimol, professor Rincón Ferreira; e o representante da Rede Amazônica de Televisão, Felipe Daou.
 
Secretário:práticas sustentáveis em RR
 
Em visita ao estado nesta sexta-feira (7), o secretário-geral-adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Stelzer, destacou que encontrou em Roraima práticas sustentáveis capazes de servir de exemplo para o mundo.
 
Stelzer veio ao Brasil para conhecer a realidade da região Amazônica e o que é feito em termos de desenvolvimento sustentável. “A ONU não veio aqui para prescrever o que precisa ser feito, pois entendemos que o estado já é um bom laboratório de projetos sustentáveis. Vocês têm estratégias interessantes que a ONU pode analisar e tornar como exemplo e queremos levar essas experiências para nossos parceiros pelo mundo”, afirmou.
 
Após ouvir um balanço sobre questões territoriais, energia, água, agricultura, infraestrutura e planos de desenvolvimento do governo estadual, Stelzer reconheceu que o problema de Roraima não é a falta de recurso, mas o acesso a eles. “O desafio global é encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Vemos que aqui existe um desequilíbrio devido ao acesso aos recursos que naturalmente o estado tem, mas não pode utilizar por falta de mecanismos legais que possibilite isso”, destacou.
 
O governador José de Anchieta ressaltou os investimentos do governo para tornar Boa Vista a primeira capital com acesso a 100% de água tratada, o fortalecimento da infraestrutura e o potencial energético de Roraima. “Nosso trabalho já tem a marca do desenvolvimento sustentável, pois todos os nossos projetos visam a garantir o crescimento não apenas econômico, mas também humano, respeitando as questões ambientais”, disse.
 
Já para o vice-governador, Chico Rodrigues, o reconhecimento da ONU é fundamental para fortalecer o trabalho que é realizado. “O governo estadual tem feito o seu papel, dando a importância devida às questões ambientais”, disse ao destacar o trabalho da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) para a regularização ambiental da produção.

 

Últimas Postagens