Leite materno é a vitamina
A primeira “Campanha da Vitamina A” acontece em conjunto com a da Poliomielite, que tem o dia de mobilização neste sábado, 08. Por isso, pais das crianças entre seis meses e até cinco anos de idade devem ficar atentos para durante a campanha contra a pólio, os filhos também tomarem o suplemento de vitamina A.
Programa do Ministério da Saúde, com o apoio dos estados e municípios, o “Vitamina A Mais” busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional desse suplemento nas crianças. Pesquisas indicam alto índice de deficiência da vitamina em crianças menores de cinco anos, colocando o tema como problema de saúde pública.
Implantado em Roraima em agosto de 2012, o programa tem objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil e reduzir o risco de morbidade e mortalidade na infância. A meta estabelecida para o estado é administrar até o final deste ano, 53.563 doses. Até agora, foram aplicadas apenas 36,79% (7.162).
Por isso, a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Estadual de Saúde, Maria do Livramento Rêgo, disse que a Sesau, em parcerias com as secretarias municipais de saúde, está lançando a primeira campanha. “Precisamos alcançar a meta e reduzir os riscos de mortalidade e morbidade infantil. A vitamina A é administrada por via oral e não há contraindicações”, disse.
As crianças atendidas receberão os suplementos da seguinte forma: uma dose de 100 mil UI (Unidade Internacional) da vitamina com seis meses de vida e após um ano de idade tomará uma dose de 200 mil UI a cada seis meses, até os cinco anos. O suplemento é importante, pois aumenta as chances de sobreviência da criança, reduz à gravidade das infecções, mantém a saúde da visão e dos olhos e é fundamental para o crescimento.
A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, buriti, cenoura, mamão, gema do ovo, leite integral, manga, queijo, abóbora, pequi, entre outros. A melhor fonte de vitamina A para o lactente é o leite materno.
PESQUISA
De acordo com a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), de 2006, prevalência de deficiência de vitamina A, em crianças menores de cinco anos na região Norte é 10,7%, e no Brasil, 17,4%. O número é preocupante, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde, prevalências entre 10 e 20% são classificadas como problema de saúde pública.