Artesãos expõem suas artes
Artesãos que fazem parte do Programa de Artesanato de Roraima (PAR), coordenado pelas secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), participam nesta sexta-feira (07) da abertura da Feira Internacional de Artesanato – Mundial Art, que será realizada até 16 deste mês, das 17h às 22h, no Espaço Domus, localizado na Avenida Nossa Senhora da Consolata - 560, Centro.
O evento vai contar com a participação de 15 países e Roraima está entre os 12 estados brasileiros que farão a exposição de seus trabalhos no evento, que contará com mais de 10 mil peças, distribuídas em 40 estandes. A coordenação da Feira é da Associação do Bem-Estar dos Artesãos Cearenses (ABEAC), que realiza este evento com o objetivo de ecoar a produção e antecipar os grandes negócios internacionais, fortalecendo a divulgação da imagem do produto nacional.
“É um evento muito importante, que valoriza e reconhece o trabalho dos nossos artesãos roraimenses, estimulando a profissionalização do mercado artesanal local e potencializando a geração de emprego e renda”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Na feira, mais de 50 artesãos do Estado terão a oportunidade de mostrar a cultura, a criatividade e originalidade de seus produtos artesanais, confeccionados com matéria-prima da fauna e da flora amazônica, como palha, madeira certificada e sementes. Haverá ainda produtos como cosméticos, bebidas regionais, moda amazônica e biojóias.
PAR - O Governo do Estado, por meio PAR incentiva, apóia e fomenta as atividades produtivas do setor artesanal. As ações, realizadas por meio do PAR, contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor artesanal do Estado, com uma metodologia voltada para a mobilização e sensibilização dos artesãos, promovendo o processo de planejamento e elaboração de planos, programas e projetos, explorando o conhecimento do uso e manejo dos recursos naturais.
O PAR atua nas comunidades indígenas do Bananal, Sol Nascente, Sorocaima, Boca da Mata, Canoaní, Malacacheta, Taboca, Tabalascada, Sucuba, Raimundão, Raposa, Manoá, Pium, Moskow, Jabuti, Lago Grande, São Marcos, Boqueirão, Barata e Guariba.
SINDEARTER participa
O Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do Estado de Roraima – SINDEARTER estará presente na Mundial Art – Feira Internacional de Artesanato. Com um acervo de cerca de mil peças, 10 artesãos representarão os quase 100 associados no evento, que acontece entre os dias 7 e 16 de junho, no Espaço Domus, DAS 15h00 as 22h00.
A Mundial Art é realizada em Roraima pela primeira vez e reunirá expositores de 15 países e 12 Estados brasileiros. E o SINDEARTER irá apresentar uma mostra do que é produzido por seus artesãos: peças feitas a partir de sobras de madeira, sementes, folhas, raízes e uma infinidade de elementos obtidos na natureza, sem agressão ao meio ambiente.
De acordo com a presidente do sindicato, Maria Luiza Vieira Campos, a valorização da natureza é uma das marcas registradas dos artesãos. “Quase 100% de tudo que produzimos reaproveitamos da natureza. Madeira vinda de árvores caídas pela ação do tempo ou de sobras, sementes e outros tipos de materiais”, disse.
A cultura indígena também faz parte dos trabalhos. Todas as etnias presentes em Roraima influenciam o estilo e os tipos de artesanato. “A miscigenação no Estado é muito forte. É tradicional. Os índios também fazem parte desse processo, com uma cultura riquíssima, que inspira e influencia nossos artesãos. Assim como um pouco de cada cultura, das diferentes regiões do Brasil”, ressaltou Maria Luiza.
Além da oportunidade de apresentar um pouco dos seus trabalhos para gente do Brasil e dos outros países, Maria Luiza destacou a oportunidade de troca de conhecimento. “É nesse tipo de evento que nós, artesãos, aprimoramos nossa técnica, vendo outros tipos de trabalho, técnica.
Essa feira é uma oportunidade única, para entrarmos de vez na rota do artesanato, dentro e fora do país, pois é a primeira vez que a sediamos. Por isso agradecemos o convite feito pelo governo de Roraima, por meio da Setrabes e o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER, que está dando o suporte necessário para que possamos representar bem o nosso segmento”, finalizou.